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Conduzir as crianças.

18 dez 2009 às 16:03
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CONDUZIR AS CRIANÇAS.


Pedagogia é uma ciência, um conjunto de conhecimentos, que trata, como o próprio nome indica, da educação das crianças: o radical "ped(o)", significa "criança", e "-agogo" significa "o que conduz". A tradução literal da palavra "pedagogia" seria "a ação de conduzir crianças". O pedagogo, portanto, é aquele que conduz as crianças no tocante à educação destas.
No surgimento dessa ciência, a educação era simplista, pois a criança ainda era tratada precariamente. Educar era elementar: ensinava-se o básico; o suficiente para ser alfabetizada e para aprender os rudimentos da matemática, além de algumas noções de ciências. Para ser professor(a) das séries iniciais, bastava ter muita paciência e um pouco de conhecimento teórico. No Brasil, a evolução da Pedagogia ocorreu há não muito mais que trinta anos. Não havia grandes preocupações na formação desse profissional, pois a criança não era vista como um ser em desenvolvimento e a sua educação era de inteira responsabilidade da família.

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A família naquela época era diferente da de hoje. Raras eram as mães que trabalhavam fora de casa. Era muito comum mulheres escreverem, em fichas ou documentos, no local destinado a "profissão", a seguinte frase: "do lar". As mulheres eram de casa, eram do lar. Por isso, o relacionamento mães-filhos era inerentemente afetivo; era a educação do olhar: bastava um olhar da mamãe que a criança sabia se estava ‘encrencada’ ou não. Mãe e filho(a) ficavam juntos dia e noite. A educação das crianças era integralmente administrada pela mãe; o trabalho que a escola tinha era quase meramente técnico. Ao professor bastava ‘dar aulas’; bastava ser professor, não educador.
Hoje, a educação se transformou. Hoje, raras são as mães que não trabalham fora de casa. As mulheres não são mais de casa, não são mais do lar. Por isso o relacionamento mães-filhos já não é mais inerentemente afetivo. A mãe não tem mais tempo para se responsabilizar exclusivamente pela educação dos filhos. Com isso, a parte que cabe à escola quanto à educação aumentou muito além do que seria a normalidade. Agora há a corresponsabilidade na educação dos jovens, por isso não há mais espaço para o professor-técnico, para o professor ‘bate-cartão’. Hoje, há a necessidade de educadores; há a necessidade de que o professor entenda de fato sobre educação, de que não seja apenas um profissional com um diploma específico para ministrar aulas. É aí que entra a importância da Pedagogia.

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EDUCAR INTEGRALMENTE.


O profissional da Educação atual tem de ser preparado para educar integralmente. Tem de ser alguém com conhecimentos (ao menos básicos) de filosofia, de psicologia, de pedagogia, da arte de conviver, enfim. O educador moderno tem de conhecer as características dos jovens com os quais trabalha, para poder comunicar-se adequadamente com eles, tem de saber falar a ‘língua’ deles. Há de ser um profissional que se preocupe mais com a maneira como se ensina do que com o que se ensina. É fundamental que se estimule a curiosidade dos jovens e das crianças para que aprendam a conhecer a teoria ministrada em sala de aula e aprendam a conhecer a realidade também. Jovem estimulado pelo adulto a aprender busca seu próprio aprendizado sem julgar isso maçante.
Pedagogia é uma ciência, e, como tal, pode ser apreendida até por aqueles que não ingressaram em um curso regular de graduação de profissionais da área. Há como ser pedagogo sem ser Pedagogo (A letra maiúscula indica o profissional formado na faculdade; a minúscula, o cidadão interessado em Educação).


ESTANDO BEM A SOCIEDADE, BEM ESTAREI.

Os pais têm de se preocupar com a formação de seus filhos. Não com a formação meramente intelectual, mas com a formação do caráter deles para que se façam cidadãos íntegros, preocupados com o bem-estar da comunidade e sabedores de que, se a sociedade está bem, bem ele estará. Isso não se consegue meramente com teorias científicas, e sim com comportamento adequado perante as situações apresentadas pela vida.
Conduzir bem as crianças e os jovens significa ensiná-los a encarar os acontecimentos de maneira proveitosa, significa educar para que eles saibam viver consigo próprio e conviver bem com os demais. Para isso, porém, é preciso ser mais do que adulto cuidador. É preciso passar a aprender a viver melhor. É preciso aprender a ser educador, pois somente assim será o exemplo de que ensinar e aprender forma uma só ação.


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