Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Depósito de conhecimento.

01 dez 2009 às 15:44
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

DEPÓSITO DE CONHECIMENTO


Nascemos ignorantes e permanecemos assim até que ingressamos em uma escola e começamos a aprender as ciências, as línguas, as matemáticas. Começa-se, assim, a adquirir conhecimento, o que é um prazer às criancinhas. Chega a ser comovente a alegria delas quando contam o que aprenderam de novidade na escola. E sempre há uma novidade!
A partir disso nos transformamos em depósito de conhecimentos. Acumulamos explicações sobre as mais diversas matérias durante toda a vida escolar. Chega a adolescência, e o prazer se esvai para a maioria. O estudo passa a ser uma obrigação; passa a ser ‘garantia de nota’, que assegurará a aprovação no final do ano e a consequente promoção à série seguinte para tudo recomeçar. Talvez esse seja o problema: a maioria estuda para garantir a aprovação, não para instruir-se, educar-se; a maioria não busca o conhecimento, mas tem-no porque alguém lhe impõe. E não estou referindo-me a apenas estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Refiro-me também ao nível superior. A maioria dos que estão matriculados em universidades não está à busca de sabedoria, mas tão somente do diploma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


BUSCAR O CONHECIMENTO COMO ATO DE PRAZER

Leia mais:

Imagem de destaque

Vida bela!

Imagem de destaque

Educar é ensinar o quê?

Imagem de destaque

A família do futuro resgatando valores.

Imagem de destaque

Terra sem cultivo não produz; tampouco a mente.


Quem deseja ter uma postura filosófica frente ao mundo precisa buscar o conhecimento como um ato de prazer, não como uma obrigação; precisa buscar a sabedoria. Não significa que seja necessário amar os estudos, apaixonar-se por todas as matérias, adorar todas as aulas, mas significa ter uma atitude de boa vontade, de disposição favorável com aquilo que representa o conjunto de informações armazenado pela humanidade. Significa aceitar que há muitas coisas a aprender e que as aprender pode ser benéfico para o próprio desenvolvimento.
Aceitar isso é ter uma conduta de humildade perante a humanidade; é demonstrar que não se considera superior aos demais e que sabe que sempre há algo para aprender com qualquer pessoa, não importando qual seja o nível de instrução que essa pessoa possa ter. Ninguém é melhor que ninguém; todos têm algo a ensinar aos demais, seja em se tratando de teorias científicas, seja em se tratando de vivência.

Publicidade


POSTURA DE CURIOSIDADE PERANTE O MUNDO


Essa conduta não deve ser seguida somente por indivíduos que se preparam para obter um diploma. Ela deve ser seguida por cada um dos seres humanos, independentemente da profissão que tenha, do trabalho que realiza e do estilo de vida que adote. Qualquer pessoa interessada em melhorar-se e em melhorar seu conhecimento deve optar por uma postura de curiosidade perante o mundo.
Comece-se pelos jornais. Os interessados em desenvolver a sabedoria tem de os ler diariamente. Não que seja necessário lê-los de ‘cabo a rabo’. É preciso, porém, ser bem informado. É preciso saber o que tem acontecido no Brasil e no mundo. É preciso saber quem são os personagens que fazem a história para não ser parte do grupo dos que apenas sofrem as consequências da história. É preciso fazer parte dela de alguma maneira; nem que seja dentro de um pequeno grupo de pessoas. É preciso fazer a diferença.

Publicidade


PODEROSO INSTRUMENTO CULTURAL


Passe-se para a televisão. Ela é um poderoso instrumento cultural (Partindo da tese de que cultura é o que um cidadão transmite a outro cidadão). É também um instrumento inútil se não for bem utilizado. Os aprendizes da sabedoria não podem ter a televisão como o único meio de lazer de casa. Deve-se usar a televisão para o seu desenvolvimento, assistindo àquilo que seja interessante, e não se entorpecendo defronte a ela por três, quatro horas seguidas. Não se pode esquecer de que os filmes são extremamente importantes para o crescimento intelectual. Deve-se assistir aos bons filmes com o intuito de se instruir, não somente para passar o tempo.
Pegue-se o livro. Talvez a mais importante ferramenta para a aquisição de conhecimento, de cultura, de sabedoria. Jamais o indivíduo que busca uma instrução proeminente pode ficar sem um livro, os olhos da humanidade. "Quem não lê, vira servo", dizia o educador Paulo Freire. Eu, quando minhas filhas, Luana e Natália, eram pequeninas, dizia a elas "Quem não lê, fica burro".


LER: MANEIRA DE APREENDER CONHECIMENTOS.

Leia, leia, leia. Digo isso com conhecimento de causa, pois sinto que evoluí bastante depois que passei a ler sistematicamente como maneira de apreender mais os conhecimentos do mundo, filosóficos, educativos, de informação, etc. Transformei-me em um caçador de sabedoria. É o que gostaria de que todos fossem: cada um de nós, um caçador de sabedoria!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade