Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Surpreender e encantar.

15 jun 2010 às 19:30
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

SURPREENDER E ENCANTAR.


Ouço muito e vejo também, em propagandas, em peças de marketing e em campanhas publicitárias, frases de impacto que servem para atrair clientes e, consequentemente, concretizar negócios. Uma delas, que julguei digna de atenção, é a que afirma que se deve surpreender e encantar o cliente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É interessante como se pensa em levar um indivíduo desconhecido ao deslumbramento com a intenção de se apossar de seu rico dinheirinho. No livro Como encantar seus clientes, Bob Miglani apresenta uma filosofia superespecial para dar impulso aos seus negócios: aperfeiçoar o relacionamento com seus fregueses, estabelecer um compromisso para fidelizá-los e trabalhar com seriedade constantemente. Para ele, as palavras-chave de qualquer negócio são relacionamento, compromisso e seriedade.

Leia mais:

Imagem de destaque

Vida bela!

Imagem de destaque

Educar é ensinar o quê?

Imagem de destaque

A família do futuro resgatando valores.

Imagem de destaque

Terra sem cultivo não produz; tampouco a mente.


APERFEIÇOAR RELACIONAMENTOS.

Publicidade



Miglani escreveu para empresários, para vendedores, para, enfim, profissionais que lidam com atendimento a clientes. Porém, em todos os setores de nossa vida em que haja a necessidade de convivência com outras pessoas, esses itens são os mais importantes. Seja lá o que se faça em conjunto com seja lá quem for, é preciso aperfeiçoar os relacionamentos e ter compromisso e seriedade.


Mesmo em instituições em que o cidadão seja voluntário, como em igrejas, instituições de caridade, grupos escoteiros, enfim, em todos os lugares em que não ocorra vínculo empregatício, mas em que haja hierarquia, ou mesmo naqueles em que não exista hierarquia, mas em que haja ligação entre as pessoas envolvidas, é importante que esses aspectos sejam observados por cada um dos participantes; senão há o risco de prejudicar o bom andamento do conjunto todo. Ninguém tem o direito de perturbar um conjunto harmônico com suas atitudes egoístas. Não é porque o trabalho seja voluntário que cada um poderá realizar as ações da maneira como julgar apropriado.

Publicidade


PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO E REGRAS.



Uma vez que o indivíduo se comprometa com um grupo, passa a ser sua obrigação agir conforme os princípios, a organização e as regras que orientam as atitudes e os comportamentos dos que participam dele. Para isso, a primeira providência é a leitura de todos os manuais de convivência, estatutos e regulamentos que estabeleçam o modo apropriado de agir. Sem o conhecimento profundo de como deva funcionar a organização, não haverá o engajamento necessário para uma profícua participação. Em alguns casos, poderão acontecer ações inoportunas que, muitas vezes, inviabilizem a harmonia entre os participantes.

Publicidade


Pensa-se muito em marketing nas empresas. Quer-se surpreender e encantar o cliente, o freguês. Não se pensa nisso, porém, quando se trata da convivência cotidiana com as pessoas mais próximas. Cônjuges, namorados, pais, filhos, amigos. Essas convivências são muito mais importantes, em se tratando de relacionamentos interpessoais, do que qualquer outra que exista no ambiente profissional.


MARKETING NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

Publicidade



No dia a dia, deveríamos ter a mesma preocupação de marketing com as pessoas com as quais nos relacionamos; seja um relacionamento mais íntimo, seja um relacionamento cordial, seja um relacionamento casual. O nosso compromisso com a qualidade da convivência diária é indispensável. Temos de tratar com cortesia todos que surgem no caminho; temos de tratar com deferência todos com os quais travamos algum contato mais próximo; temos de tratar com amor todos que nos são íntimos e estimados, diletos. E ocupando-se disso com muita seriedade, ou seja, encarando essas atitudes como uma missão, uma obrigação. É preciso tratar bem os demais.


Os ensinamentos de Bob Miglani – relacionamento, compromisso e seriedade – não servem apenas para profissionais das áreas comercial e de marketing; servem para todos nós. Aliás, é até meio óbvio dizer que nossos relacionamentos devem ser enriquecidos a cada dia, que temos de assumir compromissos e concretizá-los e que a seriedade tem de ser constante na vida. Isso não deveria ser objeto de estudo a ponto de ser publicado num livro de "autoajuda". Essa é uma responsabilidade de cada um de nós, pois, se queremos ser bem tratados pelos demais, temos de tratá-los bem.

Esteja onde estiver, faça o que fizer, aja com seriedade. Assuma seus compromissos com firmeza e não esmoreça. Seja uma pessoa necessária em algum aspecto aos outros. Enriqueça seus relacionamentos com suas próprias atitudes. Tenho certeza de que, assim, chegará mais próximo da tão almejada felicidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade