Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade

A volta do desajustado

21 mai 2004 às 11:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

Morrissey voltou. O sétimo álbum solo do ex-vocalista dos Smiths, "You Are The Quarry", chegou no início desta semana às lojas dos Estados Unidos e do Reino Unido. No Brasil, o disco será lançado em junho pela BMG. A expectativa em torno do álbum pode ser creditada a dois fatos: em primeiro lugar, é o primeiro trabalho de Morrissey em sete anos. Em 1997, ele lançou "Maladjusted", que foi mal recebido pela crítica, não vendeu bem e teve como resultado sua saída da Island.

Em segundo lugar, a influência do cantor e de sua ex-banda pode ser sentida de forma bem mais nítida no rock atual, ao contrário da época do álbum anterior, quando o britpop começava a pôr o segundo pé na cova: hoje, praticamente todo o novo rock, de Strokes a Franz Ferdinand, de Radio 4 a Interpol, deve alguma coisa aos Smiths. A retomada da carreira de Moz (como é chamado pelos fãs) é uma espécie de volta do irmão mais velho.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


"You Are The Quarry" foi gravado em Los Angeles, onde o cantor mora desde o final da década passada, e Londres, e produzido por Jerry Finn, que já trabalhou com Green Day e Blink 182. Para lançá-lo, Morrissey assinou contrato com a Sanctuary Records. O cantor requisitou à gravadora que o álbum saísse por um selo subsidiário, Attack, que nos anos 70 lançava artistas de reggae. Em troca, Moz deverá angariar novos nomes para o selo reativado.


Morrissey irá divulgar o disco com uma extensa turnê, que passará pelos dois mais importantes festivais do verão inglês, o de Glastonbury (em junho) e o Reading (final de agosto), e conta com uma série de datas nos Estados Unidos dentro do Lollapalooza, o tradicional festival itinerante que traz atrações de peso do chamado rock alternativo. O cantor também é o curador da edição 2004 do conceituado Meltdown Festival, que será realizado em Londres no próximo mês.


Para sacramentar a volta à mídia, Morrissey deu uma extensa entrevista ao semanário britânico New Musical Express, com o qual não falava desde o início dos anos 90 – à época, o cantor foi acusado de racismo pelos jornalistas do periódico. Entre as declarações venenosas de Moz, a mais hilária era sobre uma possível reunião dos Smiths: "O único jeito de nos reunirmos seria se alguém matasse nós quatro a tiros e colocasse os corpos dentro do mesmo estúdio".


É bom ressaltar que "You Are The Quarry" justifica o bafafá que o precedeu. Com 12 faixas, é o melhor álbum de Morrissey em muitos anos. O disco abre com suas canções emblemáticas, "America Is Not The World" e o single "Irish Blood, English Heart". A primeira é uma balada que diagnostica os males do país onde o cantor mora atualmente: "América, terra da oportunidade/ (...) onde o presidente nunca é negro, mulher ou gay". A segunda é um rock voraz, de refrão pesado e letra que lamenta o papel constrangedor de capacho de Bush que a terra de Blair vem desempenhando nos últimos anos: "eu sonho com um tempo/ em que ser inglês não é ser venenoso/ em que é possível ficar de pé ao lado da bandeira sem sentir vergonha".


Musicalmente, Finn apenas atualizou o som do cantor veterano, ao adicionar timbres moderninhos aos arranjos. O repertório é a habitual mistura de rocks de melodias assobiáveis e baladas, com letras sobre amores não-correspondidos e auto-comiseração, imbuídas da ironia ferina de sempre. "I Have Forgiven Jesus" e "I’m Not Sorry" seguram a porção corta-pulsos do disco, a última fechando com um inusitado solo de flauta.


A agitada "First Of The Gang To Die" é forte candidata a segundo single do álbum, com refrão deliciosamente adesivo, riffs solares e cordas. Com raríssimos momentos de pouca inspiração ("How Could Anybody Possibly Know How I Feel", "You Know I Couldn’t Last"), "You Are The Quarry" é um dos três melhores discos de toda a carreira solo de Morrissey. Não é tão bom quanto Smiths – mas dá para contar nos dedos de uma mão as bandas no rock atual que o são.


MADE IN CURITIBA


Curitiba é a capital de um estado cheio de contradições, e encarna como ninguém esse espectro de incoerências. Apesar de dividir com São Paulo o título de cidade brasileira que mais consome e produz rock – vide o sucesso do Curitiba Pop Festival e a força da cidade em gerar bandas de estilos variados -, a capital das araucárias nunca revelou um grupo de renome nacional. Zigurate e Ruído/Milímetro engordam a biblioteca dos sons da terra do leite quente com seus recém-lançados discos, gravados e vendidos de forma independente.


Na ativa há sete anos, o quarteto Zigurate apenas agora lança seu primeiro álbum, que leva o nome da banda. Nos timbres das guitarras e nas interpretações da competente vocalista Patrícia Bauducko, o grupo justifica as influências alegadas do rock dos anos 80, especialmente na vertente gótica - de nomes como Siouxsie & The Banshees, Bauhaus e Cure. Por vezes, as coisas ficam tão etéreas que chegam a lembrar Cocteau Twins, como em "Adeus", "Despertar" e "Natural".


A estas referências, a banda adiciona guitarras pesadas, que zumbem mais nitidamente na faixa de trabalho "Como Será" e "Entre o Escuro e o Claro", a melhor faixa do CD. As letras ambicionam vieses poéticos, em contraponto às facções mais festivas do rock curitibano, como a farra dançante do Relespública e as letras engraçadinhas dos Faichecleres.

Cadastre-se em nossa newsletter

Já o Ruído/Milímetro, há bem menos tempo na estrada, saca o EP "Série Cinza", que traz cinco faixas instrumentais. Em arranjos que não vão além de baixo, guitarra e bateria, o grupo escora sua musicalidade em harmonias e acordes simplórios, com distorções e microfonias intermitentes, num som sem concessões que se filia ao chamado pós-rock, vertente bastante divulgada há uns quatro anos por bandas como Mogwai, Godspeed You Black Emperor! e Couch. Inusitado e com intenções cabecistas.
Contato: Zigurate: www.zigurate.cjb.net. Ruído/Milímetro: [email protected].


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas