Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Contra a unanimidade

01 abr 2005 às 11:00
Beck derrapa em disco que tenta recriar glórias passadas - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Houve épocas em que era fácil gostar de Beck e de Moby. A fase dourada do primeiro foi lá por 1996, quando seu quarto álbum, "Odelay", foi saudado como obra-prima. Moby experimentou a mesma aura de unanimidade após "Play", disco de 99, que gerou um êxtase de adoração que sobreviveu ao álbum seguinte, "18" (2002). Mas a bajulação desenfreada nunca dura muito tempo – em certos casos, porque a imprensa e os fãs se cansam de elogiar e passam a detratar quem outrora era saudado como gênio, mesmo que o artista em questão continue lançando ótimos discos. Em outras oportunidades, o queridinho da vez realmente não segura a onda, e naufraga com álbuns que não correspondem às (altíssimas) expectativas.

Os novos discos de Beck e Moby, respectivamente "Guero" (Universal) e "Hotel" (EMI), acabam de ganhar as prateleiras e se encaixam no segundo caso de negação da unanimidade. Não se trata de novidade para nenhum dos dois cantores: quem pesquisou a carreira de Beck o suficiente para saber que ele tem dois álbuns no currículo anteriores a "Mellow Gold" (disco de 1994 que continha o hino "Loser") já percebeu em "Mutations" (98) que as coisas começavam a desandar. Aí veio o fracassado "Midnite Vultures" (99), tão ruim que foi negada chance de redenção mesmo após o belo "Sea Change" (2002). O raciocínio de Beck para o novo disco foi tão óbvio que chega a ser constrangedor: se não estão gostando de nada do que estou fazendo, vamos tentar repetir o que deu ibope.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Moby, a bajulação resultante de "Play" foi uma surpresa – ele já estava acostumado a ser malhado pela crítica, devido ao mal visto "Animal Rights" (97), álbum interpretado como releitura desastrada de Nine Inch Nails. "Hotel" seria o disco que prolongaria a lua-de-mel (ou o cessar-fogo?) com a imprensa e a platéia modernete ou o que devolveria o artista ao limbo? Pois é, alguma coisa não deu certo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Prêmio de consolação

Imagem de destaque

Semestre gordo

Imagem de destaque

Sem má vontade

Imagem de destaque

Item obrigatório


"Hotel" é arrastado demais. Moby cortou os samples de vocais de música negra que produziram a maior parte do encanto de "Play" e "18" e manteve guitarras delicadas, piano e cordas simuladas no sintetizador, o que acabou por realçar tudo que havia de melancólico e introspectivo em seu trabalho. De tal forma que abundam baladas ("Love Should", "Dream About Me", uma versão minimalista de "Temptation", do New Order) e mesmo os rocks e canções mais agitadas, como "Where You End", "Lift Me Up" e "Slipping Away", chateiam pela intensidade forçada e pelo excesso de lamentação.


Choradeira é algo que quase não se ouve em "Guero", que soa como uma recriação de pouco mais de 50 minutos dos momentos mais malandros da carreira de Beck – leia-se faixas como "Loser", "Devil’s Haircut", "Sexx Laws"... Mas, se antes a falta de compromisso do cantor com um gênero musical específico podia ser interpretada como sintoma de criatividade, hoje se parece com falta de orientação: "Guero" é esquizofrênico, sem inspiração, com um clima de farra mais próximo da insanidade ensaiada de "Midnite Vultures" (ainda que menos reverente ao funk e ao r&b) do que das deliciosas doideiras inconseqüentes de "Mellow Gold" e "Odelay".

Assim, há mistureba sem sal ("Hell Yes"), festa morna ("Que Onda Guero", "E-Pro"), psicodelia de araque ("Scarecrow") e muito tédio. Salvam-se duas baladas, "Missing" e "Emergency Exit", que lembram o grande melodista que Beck é. Desnecessário dizer que é pouco. 2005 está sendo um ano ingrato para música, visto que mais gente que prometia muito entregou quase nada (Queens Of The Stone Age, Trail Of Dead). Haverá salvação?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade