Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Espírito juvenil

26 ago 2005 às 11:00
"Capture/Release" traz 11 músicas cuspidas em pouco mais de meia hora - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na semana passada, este colunista escreveu que "Turn Against This Land", dos Dogs, era sério candidato a álbum de estréia do ano. Esqueça. Vai ser difícil alguma banda novata vencer no quesito diante de "Capture/Release" (V2 – importado), recém-lançado primeiro disco da banda inglesa The Rakes. É a estréia mais promissora do mundo pop desde o primeiro álbum do Franz Ferdinand e a prova de que o tal novo rock, mesmo atravessando um instante de esgotamento (ou o leitor acha que Kaiser Chiefs e Bloc Party estão no mesmo nível de Strokes, White Stripes, Interpol, Libertines ou do citado Franz Ferdinand?), ainda é capaz de surpreender.

Em "Capture/Release", 11 músicas são cuspidas sem pausa para fôlego em pouco mais de meia hora. As referências dos Rakes são as mesmas de Futureheads, Dogs Die In Hot Cars e outros zés-ninguém da nova onda roqueira: Wire, Gang Of Four, The Jam, a faceta mais pauleira do Joy Division. A diferença do quarteto em relação a estes concorrentes é a qualidade das melodias e das letras, que fazem um divertido retrato da rotina do típico cidadão inglês com 20 e poucos anos: duro, que se mata de trabalhar para depois do expediente procurar rock e sexo fácil em alguma balada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Strasbourg" e "Violent" são as faixas mais virulentas de "Capture/Release", obedientes à lição pixieana de segurar a tensão nos versos e estourar de forma descontrolada no refrão. "Binary Love", com clima e melodia insinuantes, lembra os momentos mais românticos do New Order. Em "We Are All Animals", a banda sustenta um groove contido que é puro pós-punk antes de cair numa levada à Strokes.

Leia mais:

Imagem de destaque

Prêmio de consolação

Imagem de destaque

Semestre gordo

Imagem de destaque

Sem má vontade

Imagem de destaque

Item obrigatório


As melhores canções do álbum são "Work, Work, Work (Pub, Club, Sleep)" e "Open Book". A primeira mescla deliciosa imperícia técnica, enfado nos vocais que remete ao Pavement e um refrão que se recusa a sair da cabeça. Mas não tão grudento quanto os "o-ho-hos" de "Open Book", em que a garageira ruidosa é acompanhada de dedos estalando.

Dotados do hedonismo do Franz Ferdinand, da economia instrumental dos Strokes, da urgência dos momentos mais agitados dos White Stripes e da propensão ao caos dos Libertines, os Rakes têm aquela feição desleixada e insolente capaz de capturar o espírito juvenil de sua época.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade