Após uma seca considerável, Londrina volta a receber um show de uma atração internacional de nome do chamado rock alternativo. A banda norte-americana Lemonheads se apresenta na cidade na próxima quinta-feira, dia 13 de maio, no Republica (Avenida Higienópolis, 2315). O show abre uma mini-turnê brasileira do grupo, que também passa por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Goiânia. É a terceira vez em que a banda se apresenta no Brasil.
Lemonheads é a banda de Evan Dando, figurinha carismática que se destacou na seara indie nos anos 90. Quando o grupo surgiu em 1984, em Boston, fazia hardcore inspirado no seminal Hüsker Dü. Ao longo dos anos, os Lemonheads sofreram tantas mudanças de formação que acabaram se tornando banda-de-um-homem-só de Dando, que monopolizava as composições do grupo, trocando os outros integrantes como mera banda de apoio. O som também mudou: migrou da tosqueira punk para harmonias solares, violões, profusão de baladas, guitarras alegres e desencanação melódica típica dos indies.
Os dois álbuns mais bem-sucedidos comercialmente dos Lemonheads foram "It’s A Shame About Ray" (92) e "Come On Feel The Lemonheads" (93), lançados pela major Atlantic. Além de emplacar hits próprios como "Confetti" e a faixa-título de "It’s A Shame...", Dando popularizou regravações de "Luka", de Suzanne Vega, e de "Mrs Robinson", de Simon e Garfunkel, esta última o maior sucesso da carreira dos Lemonheads. Um ano após o lançamento do último disco, "Car Button Cloth" (1996), a banda acabou.
Fatores extra-musicais também ajudaram a manter o nome de Dando em evidência na mídia na década passada. Em 1993, a imprensa veiculou boatos de que ele estaria tendo um caso com Courtney Love, então casada com Kurt Cobain – o vocalista do Nirvana se suicidaria no ano seguinte. À época, Dando foi considerado uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo pela revista People. O envolvimento do cantor com drogas também se tornou notório e rendeu um episódio constrangedor na última passagem dos Lemonheads pelo Brasil, em 97 – alterado, Dando bateu boca com o locutor de uma rádio paulistana, num programa ao vivo.
No início de 2003, após passar anos hibernando, Dando lançou seu primeiro disco solo, "Baby I’m Bored", que saiu no Brasil pela Trama e segue a linha dos Lemonheads. Em março, a revista Rolling Stone noticiou que o cantor foi convidado para ser um dos vocalistas que irão cantar nos shows da lendária banda garageira MC5, que vai se reunir em junho – em substituição ao cantor Rob Tyner, que morreu em 91.
Em Londrina, abrindo para a banda de Dando, tocam os canadenses do All Systems Go! e a Killing Flame, dos Estados Unidos. Os ingressos antecipados estão à venda a R$15,00 na MT3 Skate Shop (Rua Pio XII, 363), na Lexx Piercing & Tatoo (Shopping Royal Plaza) e na Garageland CDs (Rua Pará, 971). A produção é da Madame X.