O cartão de crédito quando usado com bom senso oferece diversos benefícios. Você pode, por exemplo, parcelar o pagamento e, assim, adquirir um produto mais caro. E mais: tem até 40 dias para pagar, consegue realizar compras pela internet e ainda efetuar saques. Mas atenção: apesar de tantas vantagens, é importante ficar esperto para não se endividar!
Confira os conselhos do economista Samy Dana, professor de finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV), para usar o cartão de crédito sem correr o risco de entrar no vermelho!
Certifique-se de que o estabelecimento não está cobrando um valor superior por se tratar de compra no cartão. Quando houver cobrança de juros, se possível, pague à vista.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Tenha sempre controle dos seus gastos! Parece óbvio, mas muitas pessoas não conseguem visualizar o valor das despesas, deixando que se transformem em uma "bola de neve". Por isso, perdem o controle de suas contas e se endividam.
Cuidado com os excessos: o comércio oferece "tentações" para estimular as compras, muitas vezes desnecessárias. Se você é um consumidor compulsivo, que corre o risco de gastar desenfreadamente, deixe o cartão de crédito em casa!
Procure pagar a fatura sempre em dia. "A taxa de juros usada na rolagem de dívidas do cartão de crédito é uma das mais elevadas. Se perceber que não vai conseguir quitar o valor, procure o banco e negocie um empréstimo no montante da dívida. Pague a fatura e passe a dever em outra modalidade, que provavelmente cobrará juros mais baixos", orienta o economista.
Opte por cartões que não cobrem anuidades no primeiro ano. E fique atento: quando a data de renovação estiver próxima, negocie um desconto.
Escolha uma data de vencimento da fatura próxima ao dia do recebimento de seu salário para facilitar o controle orçamentário.
Guarde os canhotos das compras efetuadas com o cartão de crédito para ter uma estimativa do valor que será cobrado em sua fatura. Assim, você poderá se preparar para pagá-la na data do vencimento. Se você anda pagando muitos juros por atraso, leia o texto "Mantendo suas contas em dia" e saiba como parar com isso.
Ter dois ou três cartões de crédito com datas de vencimento diferentes é uma boa opção para distribuir as despesas ao longo do mês. "Mas esse recurso só é interessante para quem é organizado e consegue montar uma planilha com suas finanças pessoais", alerta Samy.
Não aceite um limite de crédito muito acima de suas possibilidades de pagamento. Faça o orçamento de seu cartão com base em sua renda mensal e nunca conte com um dinheiro que ainda vai receber. Uma boa saída para manter o controle das suas despesas é por meio da Balança Doméstica.
Aproveite os benefícios concedidos pelas administradoras de Cartão de Crédito. Elas oferecem programas diferenciados para atrair os consumidores ou criar um plano de fidelidade. Algumas, por exemplo, convertem o valor das suas compras em descontos e milhas de passagens aéreas. Há ainda descontos em produtos e serviços, premiações etc. (Fonte: Portal Vital/Unilever)