Muitas mulheres não vivem sem usar o salto alto. Esses sapatos que são lindos e deixam a mulher mais feminina nós sabemos, porém seu uso deve ser com moderação. Confira o que o salto e sua altura podem causar e procure outros modelos de saltos mais confortáveis.
O calçado com salto alto diminui a amplitude do trabalho de flexão e extensão do pé, restringindo o bombeamento sanguíneo realizado pela panturrilha. "Logo após algumas horas com salto alto, haverá estase sanguínea nos compartimentos venosos com diminuição de sua velocidade e alargamento das veias neste local", explica o cirurgião vascular do Hospital Nossa Senhora das Graças, Cristiano Schmitt.
Esta dilatação pode fazer com que as válvulas venosas não se encontrem para fechar o refluxo, o que pode levar a formação de varizes. "A diminuição de velocidade do fluxo sanguíneo no interior das veias pode acarretar formação de coágulos no interior das veias, levando a quadros de tromboflebite ou trombose venosa", ressalta o médico.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
O uso inadequado do salto alto faz com que o músculo permaneça contraído, causando encurtamento do tendão de Aquiles e fadiga da musculatura da panturrilha. Com o tempo ocorre dificuldade de caminhar com tênis ou calçados de solado plano. "Porém, apenas o salto alto não é suficiente para gerar doenças, mas aliado com outros fatores como tabagismo, uso de anticoncepcionais, sedentarismo, obesidade e hereditariedade, pode vir a se tornar um fator desencadeante do processo", destaca o médico.
Altura do salto
De acordo com o especialista não é o tipo de salto que interfere, mas sim a altura. Pois, quanto mais alto o salto, menor a amplitude de trabalho da panturrilha, o que prejudica o bombeamento sanguíneo. "Já o salto menor, terá a amplitude de trabalho da panturrilha maior, acelerando a velocidade do sangue no interior dos vasos das pernas e facilitando seu retorno", enfatiza o médico.
O salto alto deve ser usado apenas em algumas situação, já no dia a dia deve-se usar calçados mais confortáveis. "É importante também realizar atividade física, no mínimo três horas por semana, pois melhora a elasticidade muscular das pernas, acelera o retorno venoso, alonga e fortalece a musculatura, minimizando os efeitos negativos do uso rotineiro do salto alto", recomenda o Dr. Schmitt.
Dicas de uso para o Salto Alto
É possível usar salto sem muito prejuízo à saúde. A dica é ter bom senso e procurar:
Usar salto alto com moderação e por pouco tempo;
Trocar o salto de 10 cm pelo de 3 cm;
Usar mais calçados confortáveis que deixam os dedos se movimentar, não prejudicando unhas que sofrem com os bicos finos;
Usar tênis é a melhor opção quando os problemas aparecem;
Usar salto plataforma;
Descartar sapatos que apresentam desnível entre a parte frontal e o calcanhar do pé maior que 5 cm.