Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Muito além dos presentes...

Aproveite o Dia das Crianças para passar mais tempo com seus filhos

Redação Bonde
08 out 2013 às 10:48

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você não precisa ‘dar passos maiores que suas pernas’ e se afundar em dívidas para fazer seus filhos felizes no próximo Dia das Crianças (12 de outubro). Para comemorar a data, que tal dedicar aos pequenos aquilo que, para eles, é o seu bem mais precioso: o seu tempo? Resgate brincadeiras de antigamente, programe um piquenique, um passeio no parque, uma ida ao clube, enfim, passe com eles algumas horas em que seu único compromisso seja fazê-los sorrir. E tem mais uma detalhe superimportante: neste dia, não esqueça de desligar o celular.

Em tempos de tecnologia, em que TVs e jogos eletrônicos são companhias constantes para a criançada, alguns pais nem sabem como brincar com seus filhos. Mas, algumas brincadeiras poucos usuais hoje em dia, além de muito divertidas, ainda têm a vantagem de ajudar no desenvolvimento infantil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A dica do pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da MBA Pediatria, é optar por brincadeiras que divirtam e, ao mesmo tempo, propiciem queima de calorias, desenvolvimento motor e cognitivo e, claro, uma boa dose de saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBBs

Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer

Imagem de destaque
Fátima e Will

Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias


"Na minha geração a verdadeira essência da infância estava nas brincadeiras de rua ou no quintal de casa. A diversão era juntar os amigos, sem perceber a hora passar. Brincar de pular amarelinha, pular corda, a dança das cadeiras, queimada, entre outras, foram responsáveis por boas risadas", relembra o pediatra. "E o melhor: não era preciso dinheiro para ter essas e outras atividades a toda hora e à disposição de qualquer um", completa, que tem mais de 30 anos de atuação em pediatria.

Publicidade


O médico explica que eram brincadeiras baratas para o bolso dos pais e, ao mesmo tempo, simples e capazes de trazer muitos benefícios para a saúde, o crescimento e o desenvolvimento das crianças que as praticavam. Por isso, ele questiona: por que não resgatar essas brincadeiras para passar horas agradáveis ao lado dos filhos e ainda inseri-las do dia a dia dos pequenos?


Não é novidade que as crianças da nova geração se interessam mais por brinquedos modernos e tecnológicos. Eles estão cada vez mais conectados aos videogames, smartphones, computadores e similares. Apesar disso, o médico ressalta que os pais não devem proibir seus filhos a usarem aparelhos eletrônicos, mas com moderação. Ele também sugere o uso de equipamentos com sensores de movimento, que fazem com que o jogador se movimente para cumprir as tarefas da brincadeira, em vez de apenas apertar os botões dos controles.

Publicidade


O pediatra reforça que os benefícios das brincadeiras da "velha infância" podem e devem ser revividos. "Pular amarelinha, pular corda, jogos de queimada, futebol, handball e dança da cadeira, são alguns exemplos de brincadeiras de intensa atividade física, que contribuem para a saúde e desenvolvimento das crianças".


Presentinhos

Publicidade


Para satisfazer a expectativa da galerinha em relação à data, que tem forte apelo comercial, aposte em brinquedos simples e que permitam brincadeiras coletivas, como bambolê, frisbee, bola e bicicleta.


Outra atitude construtiva que os pais podem ter nesta data, é dar para os pequenos - além de brinquedos - um livro de educação financeira (de acordo com cada faixa etária). A sugestão é do especialista em finanças da família e colunista do site InfoMoney, Reinaldo Domingos.

"Em datas comemorativas sempre surge uma dúvida sobre qual presente dar às crianças, muitas vezes porque o valor do desejo delas está acima do que o orçamento permite. Mas há saídas para esse dilema e uma delas é bem simples: educar-se financeiramente para ensinar bons hábitos financeiros aos filhos", aconselha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo