Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Amigo fiel

Cães 'desprezam' pessoas que não gostam de seus donos

Redação Bonde
19 nov 2015 às 09:22
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A gente já sabia, mas agora temos o apoio da ciência: o cão é o melhor amigo do homem (e também o mais fiel, o mais fofo, o mais sensível)! Desta vez o fato foi comprovado por um estudo feito no Japão. O experimento descobriu que os cachorros reconhecem e ignoram as pessoas que não gostam de seus donos.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores fizeram testes com dois grupos de 18 cães que assistiam uma encenação de seus tutores tentando abrir uma caixa, acompanhado por duas pessoas que o cachorro não conhecia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No primeiro grupo, o tutor pedia o auxílio de uma das pessoas, que se recusava a ajudar. No segundo grupo, o tutor pedia e recebia ajuda. Nos dois grupos o segundo acompanhante permaneceu neutro, sem ajudar ou recusar auxílio.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Após assistir a cena, o cachorro recebia comida das pessoas desconhecidas. Os cães do primeiro grupo preferiram aceitar o petisco da pessoa neutra do que daquela que havia recusado ajuda a seu tutor. Já os cães do segundo grupo, não demonstraram preferência em relação à pessoa neutra ou àquela que ajudou seu dono.

"Pela primeira vez descobrimos que os cachorros fazem análises sociais e emocionais das pessoas independentemente de seus interesses diretos. Esta habilidade é um dos fatores determinantes na construção de uma sociedade altamente colaborativa e os cães compartilham essa habilidade com os humanos", disse Kazuo Fujita, professor da Kyoto University e líder do estudo. (Com informações do Portal Dog)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade