Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia das Crianças

Conheça os benefícios do contato com a natureza para as crianças

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 out 2019 às 10:47
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O contato com a natureza propicia relaxamento, estimula a curiosidade, a criatividade e a autonomia das crianças durante sua fase de crescimento e de desenvolvimento corporal, cerebral e emocional, que vão trazer reflexos positivos para toda a vida.

Experiências na natureza, como brincar, por exemplo, já são prescritas por pediatras em todo o Brasil, reforçando a importância de explorar a convivência nesse ambiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para falar sobre os benefícios que a natureza tem na saúde e no bem-estar de crianças e adolescentes, Luciana Silva, médica e presidente da SPB (Sociedade Brasileira de Pediatria), fornece algumas informações sobre o assunto.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


De acordo com a especialista, apesar da literatura médica já reconhecer os benefícios obtidos através de brincadeiras, atividades de lazer e aprendizado ao ar livre, há cada vez menos oportunidades para a população pediátrica usufruir desse direito universal nas cidades brasileiras. Para a pediatra, é necessário refletir sobre o modo de vida que tem sido proporcionado às crianças.

Publicidade


"Existem diversos avanços relacionados à infância e à adolescência no Brasil, como o aumento da escolaridade e o combate à exploração do trabalho infantil. No entanto, não podemos deixar de considerar que os efeitos da urbanização, entre eles o distanciamento da natureza, a redução das áreas naturais, a poluição ambiental e a falta de segurança e de qualidade nos espaços públicos, levam a população a passar a mais tempo em ambientes fechados e isolados”, alerta a pediatra.


Durante uma conversa transmitida ao vivo nas redes sociais do Instituto Alana, a especialista orientou profissionais da saúde, educadores, pais, mães e responsáveis sobre como inserir doses diárias de natureza na vida das crianças. Além disso, comentou algumas recomendações que constam na publicação "Manual de Orientação”, que aborda sobre os benefícios da natureza no desenvolvimento de crianças e adolescentes como elemento para prevenir as cargas de estresse, ansiedade, distúrbios de falta de atenção, obesidade, entre outras questões que podem afetar a saúde dos pequenos e das pequenas.


Lançado em julho deste ano, o documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza em parceria com o programa Criança e Natureza e a SBP, traz informações que enfatizam a necessidade de incentivar atividades e passeios ao ar livre como forma de promover o desenvolvimento infantil saudável. O "Manual” está disponível gratuitamente aqui.

"A natureza é reconhecida e recomendada pelos pediatras, profissionais de confiança de muitos pais e mães, que incentivam a adoção de hábitos que incluam a natureza próxima no cotidiano das famílias, como forma de oferecer experiências e momentos que contribuam com a formação saudável das crianças. Para nós, é muito importante promover essa conversa, aproximar esses públicos e mostrar que as crianças e adolescentes precisam da natureza tanto quanto a natureza precisa deles para permanecer viva”, explica Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade