Quem nunca cometeu uma mancada, por menor que fosse, e acabou magoando alguém sem querer que atire a primeira pedra. Cometer uma pequena falha com quem quer que seja não é um ato extremamente condenável, mas é preciso ter cuidado para que o problema não se torne rotineiro.
Dependendo de quem for o prejudicado, as consequências podem se agravar, como no caso dos pais que algumas vezes pisam na bola com seus filhos, principalmente se estes ainda forem pequenos e estiverem na fase de desenvolvimento e aprendizado.
Para a pedagoga e coordenadora pedagógica do Colégio Itatiaia, Adriana Iassuda, é preciso ter cuidado com as promessas aos pequeninos. "O pior tipo de mancada que pode ser cometido com o filho é não cumprir o que foi prometido a ele, por isso é necessário ter muita cautela no momento de fazer uma promessa", relata.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Mas se a falha já aconteceu e a criança ficou profundamente frustrada com seus pais é preciso parar para avaliar a situação adequadamente para revertê-la. Para Adriana, falar a verdade é algo essencial nestes momentos. "Conversar e explicar o que realmente se passou é muito importante, pois às vezes achamos não ser a solução mais adequada, mas a grande questão é que os filhos sentem quando os pais não estão certos do que falam", completa.
Dependendo do tipo de mancada e da quantidade de vezes que elas ocorrem muitas crianças podem até mesmo acabar perdendo a confiança em quem as magoou. De acordo com Adriana, o fato de filhos pequenos deixarem de confiar em seus pais é algo mais difícil, mas não impossível. Além disso, se muitos erros forem cometidos diversas vezes, os pequenos podem ir manifestando as consequências gradativamente conforme forem crescendo.
Se isso ocorrer, a Coordenadora Pedagógica ressalta que uma das alternativas é tentar dar o exemplo aos filhos. "Assumir a responsabilidade pode ser uma boa escolha. Devemos ter em mente que para as crianças os pais sempre serão ‘heróis’ e que deve ser muito difícil para os pequenos perceber que seus ‘ícones’ não cumprem o que prometem", diz.
Evitar frustrar as crianças por falhas e esquecimentos são sempre o melhor caminho. Veja algumas dicas para não criar falsas expectativas nos filhos:
- Fale sempre a verdade com os filhos.
- Procure cumprir o que prometeu a eles.
- Seja coerente e pense antes de falar ou prometer algo, principalmente quando se tratar de alguma repreensão para uma atitude inadequada.
- Lógica e calma são bons aliados antes de se tomar qualquer atitude com as crianças.
- Simples medidas podem realmente fazer a diferença para garantir um bom convívio familiar e um crescimento emocional saudável dos filhos.