Uma aula de Biodanza, exercício que integra dança, música, criatividade e afetividade, acontece nesta quinta-feira (8) com as participantes do Grupo de Gestantes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Sul. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS Sul, ocorrerá, às 14h30, na avenida Guilherme de Almeida, 2260.
Segundo a assistente social responsável pelo Grupo de Gestantes, Bruna Bavia, esta atividade busca ampliar a rede de informações das gestantes. "Nós percebemos que, na região que o CRAS Sul A atende, não existia prestação de serviço para tirar dúvidas das grávidas. Decidimos, então, começar um, e sempre tentamos fazer parcerias para aumentar o conhecimento das mães", contou.
Esta ação será dirigida por Jaqueline Garcia de Souza, especialista no método Biodanza em Londrina, formada pela Escola de Biodanza de Buenos Aires, na Argentina. Para Jaqueline, este tipo de iniciativa favorece a mãe pois, ela começa a formar um vínculo maior com seu bebê. "O método não é só benéfico para o feto, mas também para a mãe que começa a se sentir mais presente, dando um empoderamento para a mulher nessa fase ", relatou.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Bruna ressaltou que o grupo é aberto para todas as gestantes da rede de atendimento do CRAS Sul, sendo a atividade gratuita, sem necessidade de realizar uma inscrição prévia. As futuras mães interessadas em participar devem simplesmente comparecer no dia do evento. "Queremos fortalecer as experiências comunitárias, para que as gestantes compartilhem informações entre si, pois sentimos que as participantes sempre trazem muitas angústias e dúvidas", disse.
Biodanza
O método foi idealizado pelo psicólogo chileno Reinaldo Toro Araneda após fazer experiências com pacientes do Hospital Psiquiátrico de Santiago e ver o efeito que algumas músicas tem no ser humano. Parte de uma aula de dança combinada a uma vivência integrativa de um grupo visando desabrochar as potencialidades do ser humano. De acordo com Jaqueline, a experiência abrange três "centros" do indivíduo: o sentir, o pesar e o fazer.