"Os pais têm demonstrado inseguranças sobre como conduzir a educação dos filhos, principalmente, em nossos dias, uma época de intensas mudanças comportamentais, principalmente, por conta da revolução tecnológica e do momento de grandes exigências profissionais". A afirmação é do especialista em Psicologia Clínica para jovens, adultos e famílias, Caio Feijó.
Segundo o psicólogo, uma parcela representativa de pais é obrigada a se entregar de corpo e alma ao trabalho na busca pela sobrevivência social o que, consequentemente, lhes afasta do ambiente familiar, principalmente, dos filhos. "Não há mais como educar à moda antiga, a ausência não permite", destaca.
Ainda de acordo com Feijó, um forte sinal de insegurança aparece quando os pais decidem delegar à escola a responsabilidade da educação social dos seus pequenos. "Fato que lhes provocará grande sentimento de culpa no momento em que as conseqüências começarem a surgir".
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Por outro lado, lembra o especialista, a escola começa a se preocupar quando percebe que ficou sozinha nessa responsabilidade. "Alguns pais depositam os filhos no seu espaço em busca das soluções".
Caio Feijó explica ainda que, os pais precisam refletir e rever valores, encontrar soluções criativas para desenvolver o estímulo das rotinas familiares saudáveis e também conseguir tempo e espaço para a participação na educação dos filhos. "É preciso ainda promover a necessária sintonia com a escola na construção do ambiente necessário para o estímulo da criatividade e desenvolvimento deles", acrescenta.
Autor de "Pais competentes, filhos brilhantes", já na sua sexta edição, Feijó lembra que, as ciências sociais e da psicologia têm buscado respostas para atender os pais com dificuldade na educação dos filhos.
"Nas palestras que ministro por todo o Brasil mostro o quanto são importantes as regras básicas para a Educação dos filhos nos tempos modernos, ou seja, demonstrar quais são as atitudes que os pais podem e devem manter para desenvolver a qualidade das relações familiares e da educação, ampliando, significativamente, a possibilidade de que seus filhos se transformem em indivíduos brilhantes", conclui.
*Caio Feijó é mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e autor dos livros: "Pais competentes, filhos brilhantes" (já na sexta edição); "Os 10 erros que os pais cometem"; "Preparando os alunos para a vida"; "A sexualidade e o uso de drogas na adolescência" e "Educando filhos e alunos". Mais informações pelo site www.caiofeijo.com.br.