Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na primeira onda

Máscaras evitaram 30 mil casos de Covid-19 na Itália, diz estudo

Ansa Brasil
26 fev 2021 às 10:12
- Ansa Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo conduzido por uma das mais renomadas universidades da Itália apontou que o uso disseminado de máscaras de proteção evitou pelo menos 30 mil contágios na primeira onda da pandemia do novo coronavírus no país, de março a maio de 2020.


Ao longo daqueles três meses, a Itália registrou pouco mais de 230 mil casos do Sars-CoV-2 e 33,4 mil óbitos por Covid-19, tornando-se um dos países mais atingidos pela pandemia em todo o mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pesquisadores da Universidade de Pádua utilizaram modelos matemáticos para confrontar os dados de oito regiões similares do ponto de vista demográfico, mas que adotaram medidas diferentes para conter o novo coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Segundo o bioengenheiro Morten Gram Pedersen, coordenador do estudo, que foi publicado na revista Infectious Diseases, o lockdown nacional foi o principal fator para frear a disseminação do vírus. "Mas em algumas regiões identificamos quedas maiores na transmissão viral a partir de meados de abril, período que corresponde com o fornecimento de máscaras gratuitas e/ou a obrigação de usá-las", disse Pedersen.

Publicidade


De acordo com o pesquisador, regiões que não tomaram medidas específicas além daquelas de âmbito nacional não tiveram reduções na transmissão na mesma velocidade.


"Diversos estudos recentes apoiam o uso de máscaras, e nosso trabalho está em linha com outros conduzidos recentemente na Alemanha e nos Estados Unidos, que correlacionam o uso de máscaras à redução do contágio por Covid-19", ressaltou o coordenador.


No entanto, o coautor do estudo, Matteo Meneghini, destacou que, em situações críticas, o uso de máscaras "por si só é insuficiente" e deve ser acompanhado de outras medidas de contenção, como lockdown parcial ou total.

A Universidade de Pádua fica na cidade homônima e é considerada a segunda melhor instituição pública com mais de 40 mil alunos na Itália, de acordo com o centro de pesquisa Censis. Desde o início da pandemia, a Itália soma quase 2,9 milhões de casos confirmados e cerca de 97 mil mortes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade