18/04/21
PUBLICIDADE
Na primeira onda

Máscaras evitaram 30 mil casos de Covid-19 na Itália, diz estudo

Ansa Brasil
Ansa <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Um estudo conduzido por uma das mais renomadas universidades da Itália apontou que o uso disseminado de máscaras de proteção evitou pelo menos 30 mil contágios na primeira onda da pandemia do novo coronavírus no país, de março a maio de 2020.


Ao longo daqueles três meses, a Itália registrou pouco mais de 230 mil casos do Sars-CoV-2 e 33,4 mil óbitos por Covid-19, tornando-se um dos países mais atingidos pela pandemia em todo o mundo.

Pesquisadores da Universidade de Pádua utilizaram modelos matemáticos para confrontar os dados de oito regiões similares do ponto de vista demográfico, mas que adotaram medidas diferentes para conter o novo coronavírus.

Segundo o bioengenheiro Morten Gram Pedersen, coordenador do estudo, que foi publicado na revista Infectious Diseases, o lockdown nacional foi o principal fator para frear a disseminação do vírus. "Mas em algumas regiões identificamos quedas maiores na transmissão viral a partir de meados de abril, período que corresponde com o fornecimento de máscaras gratuitas e/ou a obrigação de usá-las", disse Pedersen.

De acordo com o pesquisador, regiões que não tomaram medidas específicas além daquelas de âmbito nacional não tiveram reduções na transmissão na mesma velocidade.

"Diversos estudos recentes apoiam o uso de máscaras, e nosso trabalho está em linha com outros conduzidos recentemente na Alemanha e nos Estados Unidos, que correlacionam o uso de máscaras à redução do contágio por Covid-19", ressaltou o coordenador.

No entanto, o coautor do estudo, Matteo Meneghini, destacou que, em situações críticas, o uso de máscaras "por si só é insuficiente" e deve ser acompanhado de outras medidas de contenção, como lockdown parcial ou total.

A Universidade de Pádua fica na cidade homônima e é considerada a segunda melhor instituição pública com mais de 40 mil alunos na Itália, de acordo com o centro de pesquisa Censis. Desde o início da pandemia, a Itália soma quase 2,9 milhões de casos confirmados e cerca de 97 mil mortes.
Ansa Brasil
Continue lendo
Compreensão de mundo

Entenda os benefícios da leitura ainda na fase infantil

17 ABR 2021 às 11h00
Fashion

Saiba as tendências, cores e as peças coringa da moda outono/inverno 2021

17 ABR 2021 às 00h00
Efeitos da doença

Entenda o que é rosácea

16 ABR 2021 às 17h12
Transformação da Terra

Google Earth lança ferramenta timelapse que permite viagem no tempo

16 ABR 2021 às 16h31
Cuidar bem da voz

Dia Mundial da Voz: cuidados em meio a pandemia

16 ABR 2021 às 15h45
Make de reality

Aprenda a fazer uma make usada pela Pocah no BBB

16 ABR 2021 às 15h13
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados