As famílias formadas por pai, mãe e filhos deixaram de ser maioria dentro das casas brasileiras, que cada vez mais contam com avós, tios e outros parentes na criação das crianças. Desta forma, as comemorações tradicionais de Dia dos Pais e de Dia das Mães aos poucos dão lugar às festas da família, que homenageiam todos aqueles que desempenham tais papeis.
Com a prevalência dos novos arranjos familiares, diversas escolas pelo Brasil resolveram adotar o dia da família como comemoração. Exemplo disso é o CEJPII (Centro de Educação João Paulo II), localizado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. No próximo dia 19 a instituição comemora a sexta edição da festa.
Dados da mais recente Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada em 2015, apontaram que a formação dita "tradicional" – pai, mãe e filhos – ocupa 42,3% dos lares do Brasil. Além da presença de outros familiares como protagonistas nas vidas das crianças e adolescentes, novos arranjos como pais e mães sozinhos, divorciados ou casais homoafetivos têm ganhado força no cenário nacional.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Essa é a realidade na casa da Karoline Franceske Ferreira, que cursa o 7º ano no CEJPII e é criada pelos avós maternos. A guarda da adolescente foi obtida na justiça quando ela tinha somente seis meses de vida e, desde então, a vida da avó, Rute do Nascimento, de 49 anos, mudou completamente. "É uma família nova para mim, pois na minha vida jamais achei que iria cuidar de uma neta. As criações de um filho e de um neto são bem diferentes, pois agora você sabe ensinar melhor, uma vez já teve experiência antes", diz Rute.
De acordo com Rute, a neta é, na realidade, como uma filha dentro da sua rotina. As duas costumam tomar café juntas enquanto compartilham histórias uma com a outra. "Ela veio como uma filha, foi um presente do céu para mim. Para nós duas foi muito bom, vivemos muito bem aqui em casa, somos muito verdadeiras uma com a outra", conta. Desta maneira, ter um dia especial para celebrar esse laço é muito importante na vida de ambas. "No Dia das Mães e dos Pais a Karol nos dá parabéns, pois eu e meu marido nos tornamos os pais dela. Mas a Festa da Família presta uma homenagem para todos que criam e dão amor às crianças, sem excluir ninguém".
E é justamente esse o objetivo dessa festa: celebrar o amor dos alunos com suas famílias, independentemente de serem formadas por pai e mãe ou não. A sexta edição da Festa da Família do CEJPII, que tem início às 10h30 com apresentações dos alunos, contará com a venda de doces, salgados e bebidas, diversão com brinquedos infláveis e o tradicional Show de Prêmios. O evento, que é aberto ao público e acontece na própria instituição, terá toda a renda revertida em melhorias para a escola.