Na hora de matricular os filhos na escola, seja pela primeira vez ou durante qualquer fase da vida escolar, os pais podem ter alguns cuidados básicos que auxiliam na escolha da instituição mais adequada para cada caso.
De acordo com a diretora do Centro Educacional Evangélico (CEE), a psicóloga Raquel Momm, a primeira coisa que a família deve fazer antes de visitar escolas, é uma auto-avaliação de quais são seus valores e princípios. A partir daí, fica mais fácil definir sobre os valores que a escola escolhida deverá passar para a criança.
Um outro ponto importante, segundo Raquel, no caso da criança que vai pela primeira vez à escola, é que os pais organizem seu orçamento e seu tempo para poderem oferecer uma educação de qualidade. "Não temos aumento de salário por nos tornarmos pais. Podemos, sim, priorizar a educação de nossos filhos. Podemos escolher que não teremos um carro tão caro ou que podemos reduzir as idas ao shopping em função de uma oportunidade educacional melhor", afirma Raquel.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Quando iniciar a procura pela instituição, efetivamente, é interessante começar por aquelas que estejam em localizações estratégicas que façam parte da rotina diária. "Além das proximidades de casa, os pais podem analisar as escolas que ficam próximas ao trabalho, ou da casa da avó. A facilidade de um dos pais ou avós buscarem a criança, no caso de um mal estar, por exemplo, é um conforto que deve ser levado em conta", aconselha a psicóloga.
A partir daí, os pais devem reunir o maior número de informações possíveis sobre as escolas que estão pesquisando, como visitas aos sites, reunião de materiais informativos, propostas de matrícula, além de conversarem, se possível, com outros pais.
Quando forem iniciar as visitas, é importante analisar a estrutura da instituição. "Existem dois casos: espaços construídos para escola e adaptações. O primeiro será sempre mais confortável para as crianças: salas mais amplas, melhor ventilação e iluminação. No caso de uma casa adaptada, deve-se observar se escadas, janelas e corredores não oferecem risco", afirma Raquel. "Os pais também devem pedir para ver a Autorização de Funcionamento e Alvará da instituição", ressalta.
A equipe de uma escola deve ser constituída de profissionais. Quando os pais forem realizar a matrícula, devem conversar com os profissionais e conhecer a formação de cada um deles. Também devem deixar a criança opinar, mas de maneira racional, já que uma cama elástica, que pode fascinar os pequenos, não significa uma boa escolha educacional.
"Os pais devem verificar de que maneiras eles irão acompanhar o desenvolvimento de seus filhos. Se o calendário de reuniões com os pais está definido e as feiras e projetos que irão contar com a participação da família, por exemplo. É interessante também conhecer um pouco do que foi desenvolvido pela escola em anos anteriores. Uma dica importante é que os pais confiem mais no que a escola mostra, do que no diz que irá realizar", aconselha Raquel.