25/02/21
PUBLICIDADE
Acólita e leitora

Papa Francisco abre ordens menores às mulheres; entenda

Ansa
Ansa


O papa Francisco editou um decreto que abre oficialmente os ministérios do acolitato e do leitorato, também chamados de "ordens menores", às mulheres.


A medida está em um motu proprio assinado por Jorge Bergoglio e busca aumentar a participação das fiéis femininas na vida litúrgica. Antes desse decreto, mulheres já exerciam as funções de acólita e leitora, mas isso dependia de uma autorização do bispo responsável.

O novo decreto de Francisco institucionaliza a abertura desses dois ministérios. Acólitos são seminaristas ou leigos que auxiliam o padre ou diácono no altar e na distribuição da hóstia. Já o leitor participa da liturgia da palavra.

"A escolha de conferir também às mulheres essas funções, que comportam uma estabilidade, um reconhecimento público e o mandato por parte do bispo, torna mais efetiva a participação de todos na obra de evangelização", escreveu o papa em uma carta ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Luis Ladaria.

No entanto, Bergoglio ressaltou que a Igreja "não tem a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres". No Sínodo da Amazônia de outubro de 2019, bispos chegaram a sugerir a ordenação de diaconisas para combater a escassez de sacerdotes na floresta, mas Francisco rejeitou a proposta.

O diaconato é considerado um ministério ordenado, assim como o presbiterado (padres) e o episcopado (bispos). "Uma distinção mais clara entre as atribuições daqueles que hoje são chamados de 'ministérios não-ordenados' [acolitato e leitorato] e os 'ministérios ordenados' permite tirar a exclusividade dos primeiros aos homens", escreveu Francisco.
Ansa Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
'Seguro da fertilidade'

Tire suas dúvidas sobre o processo de congelamento de óvulos que Gabriela Pugliesi se submeteu

25 FEV 2021 às 19h15
Sonhos

O que significa sonhar com discussão?

25 FEV 2021 às 17h15
Moda crescente

Bandana vira acessório indispensável do BBB e causa revolta nas redes sociais

25 FEV 2021 às 14h58
Novamente

MP cobra higienização e medidas contra aglomeração nos ônibus de Londrina

25 FEV 2021 às 11h57
Entenda

Legislação brasileira não prevê toque de restrição, afirma jurista

25 FEV 2021 às 09h24
Entenda

TikTok derrubou 7,5 milhões de vídeos no Brasil no segundo semestre

25 FEV 2021 às 09h04
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados