Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Carta Apostólica

Papa Francisco inclui reduções e penas alternativas nas leis do Vaticano

Ansa Brasil
17 fev 2021 às 10:08
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O papa Francisco promulgou na terça-feira (16) uma Carta Apostólica com mudanças legislativas no sistema jurídico do Vaticano, que incluem a possibilidade de reduções nas penas por boa conduta e sanções alternativas, como o serviço comunitário para os condenados.


A medida foi determinada em forma de "motu proprio", documento pontifício com que o Papa pode ditar as leis, e acrescenta essas alterações no código penal do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No documento, o Pontífice afirma que essa reforma nas leis é necessária para responder "às necessidades da época com mais garantias".

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


O primeiro artigo estabelece "uma redução de 45 a 120 dias para cada ano de pena cumprida", em casos que "a pessoa condenada tenha se comportado de forma a presumir seu arrependimento", além de ter "participado com proveito do programa de tratamento e reintegração".

Publicidade


Quando a sentença for executória, "o condenado irá elaborar, em comum acordo com o juiz, um programa de tratamento e reintegração contendo a indicação dos compromissos específicos que assume para eliminar ou mitigar as consequências do crime cometido".


Desta forma, o detento poderá propor penas alternativas, principalmente as de trabalho em benefício da comunidade, como "a realização de obras de utilidade pública, atividades voluntárias de importância social, bem como condutas que visem promover, na medida possível, a mediação com a pessoa afetada".

Publicidade


Até agora, nenhuma dessas modificações estavam em vigor no sistema jurídico do Vaticano.


Já o segundo artigo altera o Código de Processo Penal e revoga o chamado "julgamento à revelia" e, agora, se o réu não comparecer à audiência sem comprovação legítima, o julgamento será mantido e as autoridades vão considerar a pessoa representada pelo advogado de defesa.

Publicidade


No entanto, se o réu conseguir comprovar que não participou da sessão em decorrência de um impedimento grave e legítimo, ou se por doença mental não puder realizar sua própria defesa, o tribunal é obrigado a suspender ou adiar a audiência.


O terceiro artigo introduz alterações à lei CCCLI sobre o sistema judiciário do Estado da Cidade do Vaticano e estabelece que os magistrados conservarão todos os direitos, assistência, benefícios e garantias concedidos aos cidadãos do Vaticano.

Por fim, fica estabelecido que também nos recursos e nas sentenças de cassação, como já é o caso da primeira instância, as funções do Ministério Público são desempenhadas por um magistrado do gabinete da promotoria de justiça.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade