A estomatite é uma doença mais comum do que se imagina. Mais conhecida como sapinho, a inflamação nada tem a ver com o estômago. O nome que se dá à doença vem de "estômato" (de stoma), que em grego quer dizer boca.
A estomatite é altamente contagiosa e requer cuidados especiais, principalmente em crianças. A inflamação afeta a boca ou a gengiva do bebê e causa dor e desconforto. Elas são provocadas por vírus, fungos, bactérias ou deficiência de vitamina C, do Complexo B e de ferro.
Uma das causas para o aparecimento do sapinho é a higiene bucal inadequada. Com a limpeza falha, as bactérias se proliferam e o quadro se agrava.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Sintomas
Os sintomas da estomatite variam de acordo com os causadores. No caso de fungos, a gengiva, língua, lábios e mucosa ficam cobertos por uma camada branca. As placas parecem uma "nata de leite". Além disso, a criança sente a boca seca, perde o apetite, tem insônia e dificuldade de deglutinação.
Quando é ocasionada por vírus, vesículas de cor cinza ou amarela aparecem no centro da boca. Já por fora dela, a coloração fica avermelhada. O bebê também pode apresentar febre, irritabilidade, mau hálito intenso e começar a recusar chupeta e ingestão de alimentos.
Tratamento
Para realizar o controle dos sintomas, é essencial consultar um médico. Os profissionais recomendam o uso de analgésicos e antitérmicos. As aftas na mucosa geralmente são tratadas com um antifúngico local. Lembre-se: a higiene deve ser feita mesmo com sangramentos.
Se não por possível fazê-la com creme dental e escova, os pais devem recorrer a uma gaze umedecida. É necessário também algumas adaptações na alimentação do bebê, principalmente, a ingestão de grande quantidade de líquido para evitar a desidratação.
Prevenção
Como é causada por vírus, a estomatite é difícil de ser controlada. Qualquer contato normal entre pessoas provoca a contaminação. Uma boa dica é deixar as crianças afastadas de pessoas que estejam com uma infecção por herpes ativa ou qualquer lesão na boca.
Quando seu filho estiver doente, é prudente não levá-lo à escola para evitar contaminar outras crianças. Se as feridas forem causadas por herpes, o vírus ficará no corpo para sempre.