A volta às aulas é um período de alegria, mas também de angústia para as famílias com crianças pequenas que vão iniciar a vida escolar. Acostumadas a ficarem em casa com os pais ou cuidadores de confiança, elas enfrentam, nos primeiros dias de escola, o desafio da adaptação a uma nova rotina que inclui o cuidado da professora, novos amigos, novos ambientes e também novas regras.
A psicóloga Cibely Pacifico, do Instituto de Psicoterapia e Análise do Comportamento (PsicC), dá algumas dicas para ajudar pais e filhos a passarem pela adaptação à escola com tranquilidade. Segundo ela, é importante explicar a nova rotina à criança, esclarecendo que vão levar o filho em determinado horário e depois buscá-lo. "Converse sobre como é a escola e o que ele irá fazer lá, conte que irá aprender coisas novas e fará novos amiguinhos, fale da professora, das atividades e brincadeiras. Mas é importante não exagerar para não criar expectativas exageradas", aconselha.
Outra dica é dar ideias sobre como a criança pode agir para enfrentar o novo ambiente: perguntar o nome das pessoas, se apresentar aos demais colegas, falar com a professora se precisar de algo, convidar alguém para lanchar com ela ou brincar no recreio. "Elogiar os comportamentos adaptativos apresentados pela criança também é fundamental", acrescenta.
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No primeiro dia de aula, Cibely orienta os pais a levarem a criança andando – e não no colo - até o educador, incentivando-a a ficar na escola. "Não recomendo forçar a criança a ficar na escola com violência. Também é bom evitar comentários sobre dificuldades de adaptação na frente delas", lembra.
A permanência dos pais nos primeiros dias de aula deve ser acompanhada caso a caso. "Algumas crianças já no primeiro dia se despedem da mãe e se integram com os colegas. Caso seja necessário, porém, os pais devem conversar com a escola sobre a possibilidade de ficar algum tempo nos primeiros dias", diz, lembrando que os pais devem permanecer em um lugar separado, mas nunca na sala de aula. "Quando a criança sentir-se ansiosa, insegura ou quando chorar pode ser levada até o familiar, que deve permitir e promover a aproximação do filho com a professora e com os novos colegas. É preciso deixar claro que os pais vão ficar por apenas um período. Além disso, os adultos não devem ir embora sem despedirem-se do filho."
No caso de bebês, os pais podem acompanhar mais de perto o início da adaptação, permanecendo por mais tempo na escola. Além disso, é interessante aumentar aos poucos o número de horas que o bebê passa na instituição de ensino. Outra ideia é levar para o berçário ou creche alguns objetos familiares que ajudem a criança a acalmar-se e sentir-se mais segura, como brinquedos, bichos de pelúcia ou fraldas de pano.
Cibely esclarece que o choro é normal nos primeiros dias de aula e na maioria das vezes não indica que a criança não gosta da escola. "Algumas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas logo integra-se com as outras crianças", garante, lembrando que cada um tem o próprio ritmo de adaptação, por isso é importante avaliar o que estaria influenciando e mantendo o comportamento. "É indicado que os pais observem a criança em casa antes e depois de voltar da escola, além de manter contato frequente com os educadores e outros pais e conversar com os próprios filhos sobre a rotina escolar", esclarece. Se mudanças no comportamento alimentar, problemas para dormir, agressividade, medo exacerbado e apatia persistirem pode ser sinal de que a adaptação realmente não vai bem.
A profissional explica que, muitas vezes, os pais sentem-se culpados e apreensivos por deixar os filhos sob cuidado de outras pessoas, mas não devem mostrar estes sentimentos. "O indicado é conhecer a escola, os espaços e a equipe pedagógica, a metodologia, além de combinar como será a forma de comunicação com o professor, para esclarecer dúvidas e temores. Desta forma ao conversar com o filho, transmitirá segurança e serenidade e poderá ressaltar os pontos positivos desta nova etapa que a criança viverá", diz.