Para evitar o atropelo nas contas e se organizar melhor com as finanças, especialistas indicam algumas ações que podem ser adotadas no nosso dia a dia. Repensar hábitos, por exemplo, além de fazer substituições, são iniciativas que podem interferir diretamente nas despesas e auxiliar na busca por uma vida financeira saudável.
De acordo com a Simplic, fintech de crédito online, a organização financeira se tornou algo ainda essencial e pode ajudar principalmente em momentos de corte de orçamento. A empresa listou sete dicas para ajudar as pessoas a economizar e, também, a conseguir uma grana extra com pequenas ações. Confira:
Crie uma lista de compras para ajudar a economizar
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Fazer uma lista de compras não traz apenas economia financeira, mas também poupa algum tempo e possíveis desperdícios. Se planejar - seja para ir ao supermercado e até mesmo para realizar compras pela internet - é essencial para não extrapolar as contas.
Tome cuidado com as compras por impulso - principalmente nos sites e e-commerces -, já que elas interferem diretamente no orçamento do mês. E, se possível, evite fazer compras quando se está com fome, uma vez que essa ação pode causar gastos extras.
Organize as refeições e congele alimentos
Para economizar em casa com a alimentação uma dica é fugir, se possível, dos deliverys, utilizando o serviço, por exemplo, apenas em ocasiões especiais ou aos finais de semana.
Comprar ingredientes e preparar os pratos que mais gosta de comer em casa pode garantir uma boa economia. A internet disponibiliza muitas receitas, vídeos e tutoriais que podem ajudar na hora de cozinhar, evitando gastos que podem deixar a conta negativa no final do mês.
Outra dica importante é congelar! Grande parte da economia com alimentação pode ser obtida com o congelamento de produtos. O processo é um aliado perfeito para não pesar o bolso com compras desnecessárias e desperdício. A dica aqui é congelar as refeições que sobrarem e os alimentos em excesso na despensa (ou que não se destinem a consumo imediato). Isso irá ajudar com o cardápio para as próximas semanas.
Aposte na luz natural para reduzir a conta
A luz é uma das contas que mais pesa no orçamento familiar. Utilizar a luz do sol, deixando portas e janelas abertas, por exemplo, pode reduzir até 5% os gastos mensais, conforme o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Outra dica: o Brasil é um país tropical e tem dias muito quentes. E, para as crianças, os pais devem orientar a sempre apagar as luzes, não deixar a televisão, computador e videogame ligados na tomada caso não estejam utilizando.
Crie novos hábitos para diminuir a conta de água
Para impactar diretamente nas contas da casa é preciso criar novos hábitos. Lavar a louça, por exemplo, pode desperdiçar mais água do que imaginamos e, por isso, vale ficar atento.
Na hora do banho recomenda-se alguns cuidados: banhos mais curtos e ações como deixar o chuveiro desligado enquanto se ensaboa ou passa shampoo, podem ajudar. Outra dica, que muitas vezes passa despercebida, é manter a torneira fechada enquanto lava as mãos, o rosto ou escova os dentes.
Com essas medidas, o uso de água no banho cai de 180 para 48 litros. Para casas com crianças, vale também reforçar a mensagem, ensinando os pequenos sobre a importância do tema, explicando que, ao economizar, ajudamos também o meio ambiente.
Separe itens 'encalhados para fazer um dinheiro extra
Poucas famílias têm o hábito de se desfazer de móveis, brinquedos, roupas, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos que não usam mais.
Se a ideia é economizar, por que não dar uma geral em casa e relacionar tudo que pode servir as outras pessoas? Separe os itens que podem ir para doação e outros que é possível vender. Por meio de sites de produtos usados, como o Enjoei, ou de Marketplaces, como o Mercado Livre, é possível divulgar o produto na internet e, quem sabe, gerar uma graninha extra.
Outra dica é divulgar os itens nas redes sociais, grupos dos amigos pelo WhatsApp e até mesmo criar uma loja virtual. A plataforma Loja Integrada, por exemplo, oferece recursos gratuitos e permite criar um e-commerce em poucos clientes.
Aposte em aulas de reforço escolar e idiomas
As escolas estão fechadas e muitas crianças e jovens estão estudando em casa. Caso seja bom em alguma matéria e goste de ensinar, uma dica é oferecer aulas de reforço escolar para os moradores do seu prédio. Esse é um ótimo jeito de ganhar dinheiro, já que as aulas podem ser feitas a distância, com cada um na sua casa, por meio de ferramentas gratuitas como o Skype, Hangouts Meet, entre outras.
A mesma coisa vale para quem sabe algum idioma: aproveite esse conhecimento para ensinar outras pessoas em troca de uma graninha extra.
Responda pesquisas remuneradas
Responder pesquisas é uma das maneiras mais simples de ganhar dinheiro na Internet, sendo uma oportunidade de ajudar também as marcas a conhecerem melhor o seu público.
O primeiro passo é se cadastrar em sites que agregam pesquisas remuneradas, como Toluna, Lifepoints e Greenpanthera - procure sempre sites com credibilidade.
Ao informar dados do seu perfil, os portais te enviam questionários sobre produtos ou serviços por e-mail para você avaliá-los. A recompensa pode ser em forma de transferência PayPal, como é o caso da LifePoints, ou pontos que podem ser trocados por dinheiro ou crédito em lojas.