Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combate à violência

Prefeitura de Arapongas se espelha em Londrina para criar Casa Abrigo

Redação Bonde com N.Com
25 nov 2021 às 19:00
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (26), das 14h às 16h, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes, vai receber a visita da coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Arapongas, Denice Amorim, da vereadora Meiry Farias e da servidora municipal de Arapongas, Elda Barros. Elas vêm para Londrina conhecer os serviços executados em prol do enfrentamento à violência contra as mulheres, como a Casa Abrigo Canto de Dália.


O objetivo é trocar informações e boas práticas que são desenvolvidas em ambos municípios, a fim de enriquecer os trabalhos que já vêm sendo realizados em Arapongas e Londrina. De acordo com Amorim, o Município de Arapongas pretende implantar uma Casa Abrigo, similar a existente em Londrina, e por isso vêm ao município vizinho conhecer pessoalmente o projeto. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Estamos com um projeto para a implantação de uma Casa Abrigo para as mulheres vítimas de violência doméstica, que seria como uma casa de passagem e de acolhida. A vereadora Meiry está à frente do projeto e nós gostaríamos de conhecer a estrutura já existente em Londrina”, explicou a coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Arapongas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Mês da Mulher

Secretaria de Políticas para Mulheres promove oficinas de automaquiagem e recepcionista em Londrina

Imagem de destaque
Desigualdade

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

Imagem de destaque
Saiba mais

STF decide se mães não gestantes em união homoafetiva têm direito à licença


Sobre isso, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes, lembrou que Londrina é considerada uma referência estadual e nacional no combate e no enfrentamento à violência doméstica e familiar, além de ser um dos primeiros municípios a implantarem diversas políticas públicas específicas para as mulheres.

Publicidade


“Somos considerados uma referência no desenvolvimento e na execução de políticas públicas para as mulheres. Fomos um dos primeiros municípios brasileiros a contarmos com a Coordenadoria Especial da Mulher em 1992; a instituirmos a Casa Abrigo Canto de Dália um ano após a proposição do governo federal; a implantarmos o monitoramento das mulheres com medida protetiva de urgência através do Botão do Pânico e, recentemente, lançamentos o aplicativo 153, que permite denunciar situações de violência doméstica e instituímos legalmente a Patrulha Maria da Penha, tornando ela um programa permanente de proteção às mulheres. São ações diversas, que unidas ajudam a proteger nossas mulheres”, disse Fernandes.


Em Londrina, a Casa Abrigo Canto de Dália foi constituída em 2004 com recursos do Governo Federal, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Justiça. Ela foi criada um ano após a publicação da normativa do governo federal propondo aos municípios a implantação dos espaços para abrigamento para vítimas de violência doméstica. 


De acordo com a justificativa da Lei Municipal n.º 11.686/2012, desde então, ela tornou-se referência no Paraná e já acolheu mulheres de outros municípios e estados brasileiros. Ela é um dos serviços que integram a da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual contra as Mulheres.


A ação integra Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres organizada pela Prefeitura de Londrina em parceria com diversos órgãos públicos e entidades não governamentais. Para ver a programação completa das ações basta clicar aqui.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade