A limpeza da língua é tão importante quanto a escovação dos dentes. Mas, nem sempre as pessoas realizam de forma correta a higienização, o que pode causar problemas na saúde bucal, pois no local ficam alojadas diversas bactérias.
A coordenadora do curso de Odontologia da Unopar (Universidade Norte do Paraná), Mayara Martin Fernandes, destaca que o acúmulo de bactérias na língua acontece por conta de sua superfície rugosa. A falta de limpeza dessa parte da boca pode ter uma série de efeitos indesejados.
“Quando não é feita a correta higienização da língua ocorre a formação de uma pasta branca chamada de saburra que é composta por células descamadas da boca, muco e bactérias. Essa massa é a responsável pelo mau hálito”, explica a mestre em odontologia.
Leia mais:
Quem levará recompensa de R$ 354 mil por entregar Luigi Mangione
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
Mas os problemas não ficam restritos ao mau hálito. A dentista alerta que a falta de escovação acaba interferindo no processo de salivação da boca, prejudicando inclusive o processo de mastigação.
“A saliva tem um papel muito importante na manutenção da saúde bucal. Além de umedecer ela protege a mucosa oral, servindo como uma barreira protetora para os dentes. Outro ponto que devemos alertar é que a salivação é de extrema importância na mastigação e influencia diretamente no bom funcionamento do sistema digestivo”, destaca.
A dentista orienta como fazer a correta higienização da língua:
- Para fazer a correta limpeza basta utilizar a escova de dentes. Faça a limpeza sempre com o creme dental que ajuda a eliminar as bactérias alojadas;
- Faça movimentos de vai e vem sobre a superfície da língua;
- Evite movimentos bruscos, pois assim como a gengiva a língua é sensível.