Pesquisar

Canais

Serviços

Getty Images
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Higiene ajuda na salivação

Dentista explica a importância de fazer a escovação da língua

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 nov 2021 às 16:33
Continua depois da publicidade

A limpeza da língua é tão importante quanto a escovação dos dentes. Mas, nem sempre as pessoas realizam de forma correta a higienização, o que pode causar problemas na saúde bucal, pois no local ficam alojadas diversas bactérias.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A coordenadora do curso de Odontologia da Unopar (Universidade Norte do Paraná), Mayara Martin Fernandes, destaca que o acúmulo de bactérias na língua acontece por conta de sua superfície rugosa. A falta de limpeza dessa parte da boca pode ter uma série de efeitos indesejados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


“Quando não é feita a correta higienização da língua ocorre a formação de uma pasta branca chamada de saburra que é composta por células descamadas da boca, muco e bactérias. Essa massa é a responsável pelo mau hálito”, explica a mestre em odontologia.


Mas os problemas não ficam restritos ao mau hálito. A dentista alerta que a falta de escovação acaba interferindo no processo de salivação da boca, prejudicando inclusive o processo de mastigação.


“A saliva tem um papel muito importante na manutenção da saúde bucal. Além de umedecer ela protege a mucosa oral, servindo como uma barreira protetora para os dentes. Outro ponto que devemos alertar é que a salivação é de extrema importância na mastigação e influencia diretamente no bom funcionamento do sistema digestivo”, destaca.

Continua depois da publicidade


A dentista orienta como fazer a correta higienização da língua:


- Para fazer a correta limpeza basta utilizar a escova de dentes. Faça a limpeza sempre com o creme dental que ajuda a eliminar as bactérias alojadas;


- Faça movimentos de vai e vem sobre a superfície da língua;


- Evite movimentos bruscos, pois assim como a gengiva a língua é sensível.

Continue lendo