Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Formação individual

Escola municipal em Londrina recorre a metodologia para adaptar-se às transformações

Walkiria Vieira - Grupo Folha
05 out 2021 às 09:30
Continua depois da publicidade

Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete.” O pensamento do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella é uma referência para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal  Pedro Vergara Correa, Hélvia C. O. Machado.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Com 30 anos de atividade, a Escola Municipal  Pedro Vergara Correa, localizada no jardim Mister Thomas, atende 320 alunos.  Quando o tema é metodologia, Machado pondera que antes de se tratar metodologia de ensino, é preciso pensar qual teoria de ensino embasa a prática docente. "O ensino público municipal adotou como linha teórica norteadora a Teoria Histórico Cultural, e essa teoria embasa a tendência pedagógica Crítica Social dos Conteúdos, onde ensinar é favorecer a apropriação da cultura e aprender é reelaborar criticamente os saberes."

Continua depois da publicidade



De acordo com a coordenadora, são muitas as tendências pedagógicas pelas quais o ensino já caminhou, e nenhuma nova prática ou concepção educativa está completamente esvaziada da prática e concepção educacional anterior, entretanto é no exercício de reflexão entre teoria e prática que a coordenadora  conhece seus alunos e tendo claro quais são os meus objetivos pode usar ferramentas pedagógicas adequadas e mediar o processo de ensino-aprendizagem mais assertivamente.


Além do método, a coordenadora elenca que um aspecto muito importante a ser considerado quando  se trata  de ensino e aprendizagem é o afeto. Ele deve estar presente nas ações, demonstrando como estabelecer vínculos afetivos nas relações sociais e até por meio das brincadeiras. A Secretaria Municipal de Educação oportuniza aos professores formações com conteúdos voltados para a prática de sala de aula. O objetivo dessas formações é que o professor tenha acesso tanto a teoria quanto a sugestões de práticas educativas fundamentadas. "O professor também é um mediador nesse aspecto, e deve demonstrar como isso é possível com ações pedagógicas intencionais para tal fim", esclarece.


Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-cidadania/metodologia-um-norte-na-conducao-do-ensino-3115295e.html

Continua depois da publicidade

Continue lendo