Estudos mostram que mesmo atividades físicas de baixa intensidade podem incrementar as conexões cerebrais nas áreas responsáveis pela memória e armazenamento de informações. Para quem está se preparando para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que ocorre nos dias 21 e 28 de novembro, uma boa dica pode ser incluir o movimento na rotina.
Estimular o hipocampo, a parte do cérebro responsável pela formação de novas memórias, pode ser feito com o hábito de exercitar-se cerca de dez minutos por dia.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
“Além de serem bons para o funcionamento cerebral, os momentos de pausa para exercícios físicos entre as anotações e leituras revigoram o corpo e a mente. O estudante volta mais disposto e com mais capacidade de concentração”, explica Anderson Ferreira dos Santos, Coordenador do Colégio Marista Paranaense.
São várias as opções que cabem no cronograma de estudos; levar o pet para passear, dançar, fazer yoga ou buscar uma aula on-line de exercícios da preferência do estudante são algumas delas.
Equilibrando as emoções - O período que antecede a realização de provas importantes como os vestibulares e o Enem tende a ser marcado por emoções como ansiedade e apreensão. Praticar exercícios físicos diariamente, mesmo que com pouca duração, pode ajudar a estabilizar corpo e mente.
“A memória, assim como o processo de aprendizado, é fundamental quando pensamos nesses processos seletivos, mas trabalhar o equilíbrio emocional para esse momento também deve ser uma preocupação”, pontua Santos.
Outro fator relevante é que o simples fato de mudar o foco da atenção do estudante, neste caso direcionado para uma atividade física, gera um descanso para a mente.
“Costumo dizer que esse processo de preparação para provas e vestibulares é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Para isso, intervalos regulares na rotina de estudos são fundamentais, e se puder aliar isso a algo que lhe traga prazer, fica melhor ainda. Assim como na maratona, é preciso saber dosar intensidade e fôlego, para não desistir antes da linha de chegada”.
Boa para a memória e para a saúde mental dos estudantes, a prática regular de atividades físicas traz ainda outros benefícios. Confira alguns:
- Fortalece músculos, ossos e articulações;
- Aumenta os níveis de energia e diminui a sensação de fadiga;
- Relaxa o corpo, o que pode contribuir para a qualidade do sono; Por liberar dopamina, serotonina e endorfinas, além de otimizar o fornecimento de oxigênio e nutrientes pelo corpo, aumenta a sensação de disposição e bem-estar;
- Estimula a produção de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, o que fortalece o sistema imunológico.
- Melhora a circulação e com isso reduz o risco de incidência de obesidade e diabetes.