Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Treinamento para emergências

Brigadas Escolares do Paraná certificaram 92% dos colégios estaduais em prevenção de incêndio

Redação Bonde com AEN
29 set 2021 às 17:30

Compartilhar notícia

- Fernanda Serrer/Fundepar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de 2,4 mil unidades de ensino da rede estadual do Paraná receberam o Certificado de Conformidades do Programa Brigadas Escolares - Defesa Civil nas Escolas no primeiro semestre de 2021. Isso significa que 92% dos colégios estão adequados aos requisitos mínimos das normas de prevenção contra incêndios e capacitadas a enfrentar situações de emergência.


‘‘O programa é fundamental para se criar uma cultura de prevenção junto à comunidade escolar, assim como precauções da adequação dos prédios escolares às normas de prevenção contra incêndio e pânico. Isso reduz os danos à infraestrutura, mas fundamentalmente, preserva vidas’’, afirma o diretor-presidente do Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional), Marcelo Pimentel Bueno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iniciativa do Governo do Estado oferece condições para o enfrentamento de situações emergenciais no interior dos edifícios escolares. ‘‘A ênfase que o atual governo deu ao programa Brigadas Escolares permitiu que alcançássemos os requisitos na quase totalidade das edificações. O programa é modelo e, inclusive, foi apresentado no Seminário de Boas Práticas promovido pelo Governo Federal”, afirma o coronel Fernando Raimundo Schunig, coordenador Estadual da Defesa Civil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Decisão judicial

Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Colégio público

Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA


Já está previsto para o próximo ano o investimento de cerca de R$ 6,5 milhões no programa. A iniciativa foi criada em 2015 e desde então capacitou quase 60 mil brigadistas e realizou mais de 50 mil simulados de abandono emergencial nas escolas e conveniadas.


Certificado - Para obter o certificado a escola precisa garantir a instalação de sinalização e luzes de emergência, possuir o número adequado de extintores de incêndio e realizar simulações de abandono do prédio escolar, ao menos, uma vez por semestre. O colégio onde o programa for instalado deve ter um grupo de, no mínimo, cinco brigadistas treinados para agir em situações de emergência. O certificado tem validade de um ano.


Mesmo com a pandemia, o treinamento dos brigadistas continua e é dividido em 69 horas, com cursos a distância (60 horas) e nove horas presenciais de atividades teóricas e práticas. A conclusão da turma de 2021 se dará após o retorno presencial das atividades escolares, quando serão finalizadas as noves horas de atividades presenciais. E está prevista já no retorno das aulas a formação de mais de três mil novos brigadistas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo