Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combate ao assédio!

Centro da UEL cria Comissão de Prevenção à violência sexual e de gênero

Redação Bonde com Agência UEL
15 set 2021 às 15:10
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em reunião realizada na segunda-feira, 13, foi aprovada por unanimidade, no Conselho de Centro do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), a formação da Comissão de Prevenção à Violência Sexual e de Gênero do Ceca. A proposta, que já havia sido aprovada pelo Colegiado do curso de Jornalismo e pelo Departamento de Comunicação, seguiu para apreciação do Conselho de Centro.


A ideia é constituir uma rede de suporte para estudantes vítimas de violência sexual e prevenir que tais violências ocorram, promovendo ações concretas de suporte e prevenção. A Comissão do Ceca se inspira na Comissão de Prevenção à Violência Sexual e de Gênero do CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas), criada em 2017, e nos relatos de assédios no Campus e, em particular, no Departamento de Comunicação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iniciativa partiu do corpo de estudantes, segundo a professora Márcia Neme Buzalaf (Departamento de Comunicação). O Centro Acadêmico Provisório de Comunicação criou um movimento, o “Comunicação UEL contra o assédio”, que realizou uma Roda de Conversa no dia 16 de agosto com a professora Martha Ramirez, do CLCH, que explicou como a Comissão de lá foi formada e quais as diferentes formas de violência sexual e de gênero. O evento contou com a assistente social Tatiane Monteiro, que falou do papel do Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade) para o acolhimento e encaminhamento das vítimas deste tipo de violência. Também participaram a advogada e estudante de Jornalismo, Isabella Alonso, tipificando o crime, e Franciele Rodrigues, pesquisadora de gênero no Doutorado em Ciências Sociais, também estudante de Jornalismo, que trouxe a perspectiva da vítima nas universidades.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


De acordo com a professora, cada Departamento e órgãos vinculados ao Ceca deverá indicar um nome para integrar a Comissão, que será oficializada posteriormente mediante Portaria. Márcia disse que, além dos membros nomeados, já existe interesse de diversos grupos de pesquisa, que também discutem a violência. Para a professora, a Comissão exercerá o importante trabalho de acolher as vítimas e encaminhar as denúncias às instâncias competentes, com ênfase no apoio de todas as formas – psicológico, jurídico, etc.

Publicidade


Cenário - Um artigo intitulado “Protocolos de prevenção e enfrentamento da violência sexual no contexto universitário: uma análise do cenário latino-americano”, publicado em 2021 na revista Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, identificou que de 100 universidades latino-americanas pesquisadas, 60 não possuíam protocolos para prevenir casos de assédio e amparar as vítimas. Ao contrário, existe a recorrente culpabilização da vítima (“violência institucional”), que frequentemente tem sua palavra – quando ouvida – posta em dúvida. Este cenário desestimula a denúncia e agrava o ciclo de violência.


Publicidade

Há poucos dados sobre a violência sexual e de gênero na UEL. O SindiProl/Aduel (Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região) fez uma pesquisa sobre as violências praticadas no campus entre 2015 e 2017 e registrou um crescimento nos crimes sexuais. Acesse o levantamento aqui: https://sindiproladuel.org.br/wp-content/uploads/2018/04/levantamento-de-dados.pdf


Ações - A comissão deve participar da recepção de ingressantes do Ceca, promover eventos sobre o tema, relacionar-se com grupos de pesquisa e extensão sobre esta temática no centro e acolher e encaminhar denúncias de violência contra mulheres e as pessoas LGBTQIA+ aos canais competentes.


Márcia Neme observa que o diálogo com a Comissão do CLCH será constante e intenso, já que aquele Centro foi pioneiro na iniciativa. Além disso, a professora antevê toda uma política institucional criada e implantada para prevenir e combater todas as formas de violência na UEL, e de suporte para as vítimas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade