Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Brincadeiras

Crianças em casa no carnaval? Veja dicas para equilibrar o online e offline

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 fev 2024 às 10:09
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Especialista em tecnologia comenta como dosar o uso de internet e brincadeiras reais


No carnaval, muitas famílias que não vão curtir a folia se divertir dentro de casa. Manter a rotina dos dias úteis durante os feriados, e deixar a criançada entretida por bastante tempo podem ser um desafio. Muitos pais acabam apelando para a internet, entretanto, esse uso não deve ser vilanizado, já que há formas de criar brincadeiras que equilibrem atividades offline e online de forma saudável e divirtam toda a família. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“As preocupações das famílias vão mudando com o tempo. Hoje, precisamos pensar nessa balança, tão importante para que eles não fiquem alheios à tecnologia, que sem dúvidas já faz parte de suas vidas, nem se excedam no uso”, detalha Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


Assim, o especialista aponta algumas dicas e métodos para equilibrar a diversão entre brincadeiras reais e brincadeiras online. Confira: 

Publicidade

 

Estabeleça horários

Publicidade


Conforme o especialista, os familiares podem, por exemplo, estabelecer um horário para usar a internet e jogar videogame. O primeiro passo é essencial, porque ajuda os pequenos a entenderem a importância dos limites, mesmo durante os feriados.


Em dias comuns, esse método pode ser aplicado assim que os filhos chegam da escola, pois dessa forma podem extravasar e se divertir após um dia mais intenso de aprendizados. 

Publicidade


Brincadeiras reais com pessoas reais


Depois de um período usando tecnologia, podem ser incentivadas brincadeiras em família ou com amigos, e com brinquedos físicos, jogos de tabuleiro, jogos em equipe, entre outros. Um ponto importante é limitar o uso de internet ao período do dia, reservando a noite para desacelerar com brincadeiras mais leves, leituras e integração com os familiares. 

Publicidade


No dia a dia da escola, é fundamental inserir uma hora para se dedicar ao estudo e finalizar as tarefas escolares depois do momento de diversão. 


Diversão mesmo fora de casa

Publicidade


As mesmas dicas servem caso a família decida passear no feriado em restaurantes e lugares públicos e necessitem encontrar meios de entreter as crianças. O equilíbrio entre tecnologia e brincadeiras ainda é a peça-chave, mas já há brinquedos interativos que estimulam a coordenação motora e o raciocínio, como livros de colorir, livros de encaixe, lousas mágicas, canetinhas laváveis, blocos magnético e outros.


Tecnologia não é inimiga


O especialista da Ctrl+Play ainda reforça que, depois que acabar o feriado, é importante manter essas dicas e atividades na rotina. Uma delas que combina o online e o offline na medida certa e saudável são as aulas de programação e robótica. Com elas, as crianças conseguem desenvolver a criatividade, raciocínio lógico, a comunicação, autoconfiança, senso crítico sobre o uso consciente de tecnologia, além de poderem criar seus próprios games, aplicativos e robôs. 


“O objetivo ao ensinar programação e robótica é que os pequenos deixem de ser apenas consumidores e se tornem criadores de tecnologia. Desse modo, elas podem enxergar o potencial da tecnologia como algo benéfico e produtivo, assim como as famílias, que vão encontrar meios de desenvolver suas crianças e equilibrar o brinquedo e o teclado de uma só vez”, finaliza.


Imagem
Sanduíche com queijo Minas frescal é um lanche rápido e saudável
Sanduíche com queijo Minas frescal é um lanche rápido e saudável
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade