O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que pode trazer muitos conteúdos diferentes dentro de suas 180 questões e de sua redação. Todo ano, muitas pessoas apostam em temas que devem aparecer na prova, seja por ser algo atual ou que vem sendo palco de discussões em rodas de conversa e nas redes sociais. Apesar de ser difícil de prever, algumas características do Enem auxiliam a entender a dinâmica da prova, o que pode ajudar os candidatos a terem um bom resultado.
O professor de literatura do Colégio Marista de Londrina, Abílio Junior, conta que uma das características mais marcantes do exame é a presença de questões interdisciplinares, ou seja, que trazem conteúdos de duas ou mais disciplinas em uma única pergunta. Focando na prova de arte e de literatura, ele explica que é muito comum aparecer alguma questão que traz uma obra de arte e um texto literário.
Conexão
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Segundo o professor, da mesma forma que a literatura se divide em escolas literárias, a arte se divide em períodos artísticos e, apesar de uma diferença temporal gigantesca entre elas, a partir da Idade Média a arte e a literatura se unem em muitos momentos. Ele cita como exemplo dessa união o trovadorismo, que trabalha com as cantigas, que é um conteúdo de arte, mas que se apropria também da poesia, que vem da literatura.
“O Enem vai tratar de algumas questões separadamente, mas em todas as edições tem uma ou outra questão que traz um quadro evocando um período artístico e um poema ou um trecho literário para serem analisados em conjunto. Então é por isso que a arte e literatura estão tão conectadas”, explica.
SAIBA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.