Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Incentivo para estudantes ficarem no ensino médio é aprovado pelo Senado

Agência Brasil*
30 nov 2023 às 11:24
- Joel Rodrigues/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os senadores aprovaram na quarta-feira (29), por unanimidade, o projeto de lei complementar que autoriza utilização de recursos do Fundo Social para custear a permanência de estudantes no ensino médio. Pelo texto, as despesas não serão consideradas no cálculo dos limites de gastos da União.  


De acordo com o projeto, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE) e relatoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o superávit financeiro do Fundo Social pode ser empregado, ainda este ano, para financiar esse programa de permanência, que terá de ser criado por legislação específica. O Fundo reúne recursos gerados pela exploração de petróleo no pré-sal.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A aprovação do projeto ocorreu depois de acordo entre governo e oposição. Os senadores chegaram a um acordo para definir um limite de R$ 6 bilhões do Fundo para o programa. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

MEC alerta para golpes e reforça que inscrição no Prouni é gratuita

Imagem de destaque
Oportunidade

Alunos de universidades estaduais podem fazer disciplinas de pós da UFPR

Imagem de destaque
Rampas e elevadores

UEL recebe recursos para investir em acessibilidade no campus

Imagem de destaque
Após 15 dias de recesso

Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta terça em Londrina


Poupança 

Publicidade


O governo federal criou nesta semana um programa de bolsa permanência e de poupança para estudantes de baixa renda que estão no ensino médio, para incentivar a permanência e conclusão dos estudos. Para tanto, será criado um fundo especial em que a União deve aportar até R$ 20 bilhões. 

Publicidade


A MP (Medida Provisória) nº 1.198, de 27 de novembro de 2023, foi publicada na terça-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União. Por ter força de lei, a MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias para não perder a validade. 


Um ato conjunto dos ministérios da Educação e da Fazenda vai definir valores, formas de pagamento, critérios de operacionalização e uso da poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar. Os valores serão depositados em conta a ser aberta em nome do estudante, que poderá ser a poupança social digital da Caixa Econômica Federal. 


*Com informações da Agência Senado


Imagem
Dia da Consciência Negra é aprovado como feriado nacional
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (29) o projeto de lei que faz o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado nacional.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade