A iniciativa vem garantindo o acesso de refugiados a direitos e serviços no país por meio de parcerias com instituições universitárias públicas e privadas. O protocolo de intenções entre a UEM e o Acnur será assinado nos próximos dias. A iniciativa do projeto recebeu o nome de Sérgio Vieira de Mello em homenagem ao brasileiro que morreu no Iraque em 2003 em um atentado à sede da ONU naquele país, depois de passar grande parte de sua carreira profissional trabalhando com pessoas refugiadas como funcionário do Acnur.
O diretor do ECI (Escritório de Cooperação Internacional), professor Marcio Cassandre, responsável pela proposta enviada ao Acnur, considera que este é mais um passo para a consolidação de ações de educação superior para os refugiados de Maringá e região. “A participação da UEM no grupo de universidades vinculadas à Cátedra abre diálogo com experiências já consolidadas e possibilidades de acesso a recursos e trocas de conhecimentos com novos parceiros”, avalia.
Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a aprovação pelo Acnur demonstra que a universidade está atuante no cumprimento dos três pilares: ensino, pesquisa e extensão.
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“Participar dessa importante iniciativa está alinhado com a missão social da UEM e com seu comprometimento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Neste caso, os que se referem à educação de qualidade, e à redução das desigualdades. Estamos muito satisfeitos com esta parceria com o Acnur e diversas outras universidades do país em prol de um nobre objetivo comum", afirma.
Atualmente, a CSVM é composta por 42 instituições de ensino superior, presentes em 13 estados e Distrito Federal. No Paraná, além da UEM já eram integrados à CSVM a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a UniCuritiba (instituição privada Centro Universitário Curitiba).
A UEM inicia sua Cátedra Sérgio Vieira de Mello com as seguintes ações a serem implementadas:
- Programa de recepção a refugiados palestinos
- Programa de acolhimento aos cientistas ucranianos
- Expansão dos Cursos de Português como Língua Adicional (PLA)
- Oferta de vagas nos cursos de graduação
- Revalidação de diplomas
- Tutoria para estudantes
- Oferta do exame de proficiência em português Celpe-Bras
- Projeto de Acolhimento de Estudantes Internacionais
- Política e Comitê Gestor para Refugiados e Migrantes
- Representação Permanente no Conselho de Direitos Humanos
- Intercâmbio Virtual e Competências Globais
- Projetos de Pesquisa e Extensão sobre Refúgio e Migração
- Auxílio-alimentação
- Estágio curricular – Formação Profissional no curso de Psicologia
- Oferta da disciplina Psicologia, Diversidade Cultural e Migrações (ministrada pelas professoras Eliane Domingues e Regiane Cristina de S. Fukui)
CÁTEDRA SÉRGIO VIERIA DE MELLO
O plano de ações visa garantir a continuidade e a ampliação dos serviços prestados aos refugiados, promovendo sua integração e bem-estar na sociedade.
Os números mais recentes da Cátedra Sérgio Vieira de Mello indicam um crescimento significativo no acesso ao ensino superior por parte de refugiados no Brasil. Entre 2022 e 2023, a Cátedra facilitou o ingresso de mais de 660 refugiados em instituições de ensino superior, dos quais 613 são estudantes de graduação, 39 de mestrado e 12 de doutorado. Esse número representa um aumento de 30% em relação ao período anterior, que atendeu 496 pessoas.
Além disso, 154 diplomas de refugiados e apátridas foram revalidados, 962 vagas específicas foram oferecidas para refugiados em cursos de graduação e 1,8 mil refugiados foram apoiados com curso de português. Em termos de extensão, foram realizados mais de 6,3 mil atendimentos jurídicos e cerca de 580 atendimentos de saúde para essa população.
A cátedra também mantém 52 grupos de pesquisa focados em temas relacionados ao deslocamento forçado, envolvendo 762 pesquisadores em todo o País.
Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao Direito Internacional dos Refugiados, a Cátedra Sergio Vieira de Mello também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes na temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos de extensão também é definido como uma grande prioridade, assim como processo de ingresso e reingresso nas universidades por meio de editais específicos.