Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Curitiba

Mostra de Sebastião Salgado é prorrogada por mais um mês a pedido do público

Agência Estadual de Notícias
20 mai 2015 às 18:15
- Maita Franco/MON
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A mostra "Genesis – Sebastião Salgado" será novamente prorrogada e permanecerá em cartaz até 14 de junho. A exposição, aberta em novembro de 2014 no Museu Oscar Niemeyer (MON), terminaria em 17 de maio, mas agora poderá ser visitada por mais um mês.

A prorrogação foi acordada entre o MON e a organização da mostra, por conta do grande número de pedidos do público. Em seis meses, mais de 175 mil pessoas visitaram a exposição. O documentário sobre Sebastião Salgado, O Sal da Terra, que estreou no Brasil em março, dirigido por Juliano Salgado, filho do fotógrafo, e o cineasta Wim Wenders, também atraiu a atenção de muita gente para ver de perto seu trabalho no MON.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A mostra traz o resultado de oito anos de trabalho, mais de 30 viagens, expostas por meio de 245 imagens selecionadas. Divididas em cinco seções geográficas, o público observa ambientes que ainda não tenham sido atingidos pela vida moderna e que se mantêm intactos na natureza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Com curadoria da mulher, Lélia Wanik Salgado, as temáticas exploradas são montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais. O trabalho do fotógrafo tem relevância social e atrai o público com imagens que fogem do usual.

Publicidade


SEBASTIÃO SALGADO - O fotógrafo, nascido em Minas Gerais, emigrou para Paris com Lélia Salgado durante a ditadura militar no Brasil.


Em viagens a trabalho para a África, começou a fotografar, sem intenções profissionais, com a câmera de Lélia, e descobriu a paixão pelo fotojornalismo. Em 1979, o fotógrafo entrou para a Magnum – agência de fotografia criada por Robert Capa e Henri Cartie Bresson.

Publicidade


Em 30 de março de 1981, Salgado documentou o atentado a tiros contra o então presidente. Com exclusividade, a venda das fotos para diversos jornais foi o que financiou seu primeiro projeto de fotografia autoral e documental, uma viagem à África.


Seu primeiro livro, Outras Américas, foi publicado em 1986. No mesmo ano, lançou o Homem em Pânico, sobre a seca no Norte da África. Em 2000, Salgado lançou Êxodo, focando neste fenômeno global. De 2004 a 2012, Salgado e Lélia viajaram 32 regiões extremas para resultar no livro Genesis.

Hoje, Sebastião Salgado é embaixador da Boa Vontade da Unicef e membro honorário da Academia de Artes e Ciências dos EUA.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade