Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lembra Lennon

Obra vanguardista de Yoko Ono marca presença em exposição em São Paulo

Agência Estado
01 abr 2017 às 08:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Yoko Ono faz arte para questionar a própria arte - praticante do experimentalismo e do vanguardismo, associada à arte conceitual, performance, ela é movida pela inquietação. É o que se pode comprovar na exposição 'O Céu Ainda É Azul, Você Sabe...', que começa neste sábado, 1º, para o público, no Instituto Tomie Ohtake. Trata-se de uma grande retrospectiva, que abarca desde sua primeira obra instrução, Lighting Piece/Peça de Acender (1955) - "acenda um fósforo e assista até que se apague" -, passando pela sua produção artística dos anos 1960, 70, 80, até o presente.

Entre as obras da exposição, há uma série de filmes, dois dos quais tiveram a participação de John Lennon na concepção. Em Estupro (1969), o músico foi codiretor e, em Liberdade (1970), de apenas um minuto, assina a trilha sonora.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Uma instrução de Yoko Ono não possui um corpo fixo: um lugar, uma matéria ou sequer uma língua original a que se tenha que remeter para estar junto da obra da artista", observa o curador do Instituto Tomie Ohtake, Paulo Miyada. "A obra aparece como um enunciado, um fragmento linguístico, mas não se encerra nele; pode estar em muitos outros lugares ao mesmo tempo."

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


"A exposição pretende revelar os elementos básicos que definem a vasta e diversa carreira artística de Ono - uma viagem através da noção de arte em si, com um forte envolvimento social e político", diz o curador Gunnar B. Kvaran. Yoko respondeu por e-mail.

Publicidade


Como vê a mudança da arte feminista desde que começou a produzir arte, e o que acha que ainda falta às mulheres artistas?


Temos de fazer coisas incrivelmente excitantes, além dos limites da "mulher artista" e da arte "feminista".

Publicidade


Alguns de seus trabalhos são mensagens muito simples e diretas; outros são muito mais complexos e misteriosos. Para você a arte visual, neste ponto, presta-se mais a mensagens simples ou a complicadas?


Não acho que um trabalho seja mais simples que outro. Mesmo que a obra consista de uma só palavra, cada palavra em si é muito complexa.

Publicidade


Você e John eram músicos e artistas visuais. Como artista, o que aprendeu com John, e o que ele aprendeu com você?


Acho que nós dois éramos tão independentes que não chegamos a aprender muito um com o outro. O que foi ótimo.


Você esteve no epicentro de alguns dos momentos mais transformadores e culturalmente dinâmicos do século passado. Como vê o que está acontecendo agora? Progresso ou retrocesso?

Não retrocedemos, com certeza. Seguimos avançando, avançando, avançando.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade