Dança

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

26 nov 2023 às 16:37

O público já pode se sentir agraciado com a apresentação de “O Lago dos Cisnes”, no Cine Teatro Ouro Verde, que acontecerá de 30 de novembro a 3 de dezembro. A versão londrinense de um dos espetáculos de balé clássico mais célebres da história tem um motivo e tanto: a celebração dos 30 anos ininterruptos da instituição, hoje uma das referências na formação em dança no sul do País.


Para esta ocasião, cerca de 300 bailarinos ocupam o Ouro Verde, lançando-se ao desafio de adaptar a obra com composição de Tchaikovski, montada originalmente pelo Teatro Bolshoi de Moscou em 1877.

Para os quatro dias de apresentação são esperadas mais de 4 mil pessoas. De acordo com a coordenadora da Escola Municipal de Dança e do espetáculo, Luciana Lupi, a programação foi planejada para contemplar o público que prestigia a escola. "E também devido ao número de integrantes participantes para essa temporada", afirma.



Com direção geral de Marciano Boletti , a versão londrinense de “O Lago dos Cisnes” será apresentada na íntegra, com quatro atos e duas horas de duração. A preparação do espetáculo começou em julho com a adaptação coreográfica e ensaios das turmas de balé regular do 2º ao 8º ano da EMD, além da integração dos alunos com bailarinos já formados pela instituição e convidados do Ballet de Londrina.


A poucos dias da estreia, o clima é naturalmente de ansiedade. "E também de muito trabalho e dedicação, pois observo todos dando tudo que podem , buscando melhorar a cada dia e com um objetivo comum: fazer um ótimo espetáculo", divide Boletti. Ele conta também que esse trabalho tem muito significado. 


"Representa um grande desafio, pois fazer parte de algo grandioso exige muito esforço e muito estudo".



"Nesses meses de trabalho, vi os bailarinos crescerem de uma forma impressionante, estou muito orgulhoso deles, já que me surpreenderam de uma forma muito positiva", alegra-se. Ao encarar a empreitada com responsabilidade, Boletti sabe que não pode relaxar nesse momento e sua expectativa é que tudo saia perfeito para todos e que os bailarinos dancem bem, mas também divirtam-se e curtam bastante o espetáculo.


O balé de repertório conta a história de amor do príncipe Siegfried e de Odette, transformada em cisne junto de seu séquito pelo mago Rothbart. Apenas em algumas horas do dia, a princesa pode retornar à forma humana. O feitiço só pode ser quebrado por um homem que a ame. Ao longo das décadas, diferentes versões do final foram idealizadas por coreógrafos – assim também será na versão londrinense, que reserva surpresas ao público.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Continue lendo