Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Incentivo à leitura

Confira sete clássicos para celebrar o Dia do Orgulho Geek

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 mai 2023 às 20:24
O Guia do Mochileiro das Galáxias - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia do Orgulho Geek é celebrado em 25 de maio. A data é marcada pelo lançamento de duas grandes obras do universo da ficção científica: o primeiro longa-metragem da saga Star Wars – Guerra nas Estrelas, em 1977, e também a publicação do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, em 1979.


Em comum, as obras têm o ambiente intergaláctico, com personagens que viajam pelo espaço, interagem com criaturas fantásticas e travam batalhas em busca da liberdade e da justiça. Além dessas obras, existem muitos outros autores que ficaram famosos ao longo do tempo, conquistando a mente e o coração de crianças e jovens, que se espelham em heróis de diferentes tipos e personalidades. Para o diretor do Colégio Marista de Londrina, Adriano Brollo, livros e filmes de ficção científica têm papel importante para o desenvolvimento educacional, por vários motivos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


 “O incentivo à leitura é um dos grandes benefícios que podemos citar. Quando um jovem se identifica com um gênero literário, tende a querer ler mais e se aprofundar nesse universo. O mesmo acontece com filmes, que por vezes captam a atenção e incentivam a curiosidade sobre a história detalhada nos livros”, explica. O estímulo a conhecer mais de áreas como tecnologia, ciências entre outras também pode ser um motivador positivo para meninas e meninos que se tornam fãs do universo da ficção científica. “Além disso, é um hobby que pode ser compartilhado em família e cria laços de amizade com pessoas da mesma faixa etária”, conclui o diretor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Literatura londrinense

Festa Literária de Londrina faz oficinas para escritores, editores e interessados em literatura

Imagem de destaque
The Posthumous Memoirs of Brás Cubas

Edição em inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas é o livro latino mais vendido na Amazon

Imagem de destaque
Festa literária

Flip 2024 será em outubro, anuncia organização com cinco meses de antecedência

Imagem de destaque
Vencedores

Pulitzer premia livros sobre Palestina, feminicídio e biografia de King

Confira títulos que foram dos livros para o cinema: 

Publicidade


"O Guia do Mochileiro das Galáxias" por Douglas Adams

Uma hilariante e surreal aventura espacial que segue Arthur Dent enquanto ele é arrastado para uma jornada intergaláctica após a destruição da Terra, encontrando alienígenas excêntricos. O livro e o filme são guias intergalácticos peculiares para ajudar quem deseja descobrir os segredos do universo.

Publicidade


"Eu, Robô" por Isaac Asimov 

Uma coleção de contos de ficção científica que explora as complexidades e dilemas éticos da interação entre humanos e robôs inteligentes, apresentando as famosas Leis da Robótica de Asimov e examinando as implicações sociais dessas interações. 

Publicidade


"Duna" por Frank Herbert

Uma epopeia de ficção científica ambientada em um futuro distante, que segue a jornada de Paul Atreides em um planeta desértico chamado Arrakis. Com intrincadas intrigas políticas, profecias antigas e um recurso valioso chamado "especiaria", Paul enfrenta desafios e molda o destino da humanidade.

Publicidade


"Harry Potter" por J.K. Rowling

A famosa série de livros que narra as aventuras de Harry Potter, um jovem bruxo, enquanto ele descobre seu legado mágico, frequenta a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, enfrenta o maligno Lorde Voldemort e aprende sobre amizade, coragem e sacrifício.

Publicidade


"1984" por George Orwell

Um clássico da distopia, retrata um sombrio regime totalitário onde a liberdade individual é reprimida e a realidade é controlada pelo Estado. A história segue Winston Smith, que desafia o sistema e luta contra a vigilância opressiva enquanto busca a verdade e a resistência.

Publicidade


"O Senhor dos Anéis" por J.R.R. Tolkien

Uma trilogia épica de fantasia que narra a jornada de Frodo Baggins para destruir um anel mágico do poder. Ambientada em um mundo rico e imaginativo chamado Terra-média, a história apresenta uma ampla gama de personagens, raças e batalhas épicas em meio a uma luta entre o bem e o mal.


"Neuromancer" por William Gibson

Um marco do cyberpunk, o livro segue Case, um ex-hacker que é contratado para realizar um último golpe em um mundo dominado pela inteligência artificial e megacorporações. Com uma trama complexa de realidade virtual, tecnologia avançada e intriga corporativa, a história mergulha nas profundezas da sociedade do futuro.


Imagem
Banda londrinense O Hipertrópico lança clipe inspirado na paisagem de Londrina
Música conta com uma gravação feita com microfones bineurais na feira do centro de Londrina em domingo de manhã.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade