Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Evento gratuito

Festa Literária de Londrina começa nesta sexta-feira

Redação Bonde com N.com
13 jun 2024 às 11:27
- Valéria Felix
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (14), a partir das 13h, acontece a primeira edição da FLIL (Festa Literária de Londrina). A festa é inspirada em eventos literários tradicionais do país, com a programação em torno do livro, da leitura e da cadeia produtiva da literatura. O evento acontece na Biblioteca Pública Municipal, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, Centro de Londrina.


Serão dois dias de atividades, e 30 editoras e livrarias, além de três apresentações artísticas, dois bate-papos, 11 lançamentos de livros e uma oficina. A programação é inteiramente gratuita e para todas as idades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A Flil nasceu com a intenção de aquecer o mercado literário local, ofertando aos escritores, livreiros, editores e livrarias locais um espaço para profissionalização, divulgação e comércio. Mas o projeto também busca os leitores e leitoras da cidade e tem foco na democratização do acesso à literatura de maneira ampla, seja escrita, falada ou cantada”, comenta Isabela Cunha, uma das coordenadoras do projeto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entrega prevista para novembro

Obras de duplicação da avenida Octávio Genta está 16% concluída em Londrina

Imagem de destaque
smartphones, vinhos, perfumes

Receita Federal apreende R$ 1,5 milhão em mercadorias nos Correios de Londrina

Imagem de destaque
Assista ao vídeo do flagrante

Raio laser verde é uma ameaça para a segurança aérea; piloto de Londrina relata avistamento

Imagem de destaque
Promoções e descontos

Dia da Duque pretende movimentar comércio em Londrina no próximo sábado


A destaque é a feira de livros, que ocorrerá na sexta-feira, das 13h às 19h, e no sábado, das 10h às 17h. “Nós reunimos 30 expositores da área da literatura. Temos editoras de abrangência local e nacional, com títulos para todas as idades”, explica Rafael Silvaro, que também coordena o projeto. 

Publicidade


A feira ainda tem espaço para editoras e escritores locais, além de sebos e livrarias infantis. “A gente apostou na diversidade, em todos os sentidos. A ideia é que cada pedaço da programação da FLIL, incluindo a feira, seja uma celebração da literatura”, comenta.


PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Publicidade


O evento inicia com lançamento de livros de artistas locais e regionais, sendo seguido da primeira apresentação artística, voltada ao público infantil. A contação “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração”, da Palhaça Adelaide, narra as histórias de como nasceram a chuva, o sol e o arco-íris, abordando de uma forma cômica e particular a importância da liberdade, respeito às diferenças, amor próprio e empatia.


Ao fim da apresentação, às 17h, ocorre a abertura oficial da Flil com o bate-papo “Palavra e poder”, onde a poeta e rapper londrinense Ligia Braga (Cleópatra) encontra o Oloyè Robson Borges Arantes para discutirem a relação entre as palavras e o poder. Neste encontro, a experiência da palavra periférica vinda do rap, do slam e das batalhas de rima, se encontra com as palavras sagradas e de encantamento que sobrevivem na cultura afro-brasileira e buscam responder se é possível conquistar poder por meio da palavra.

Publicidade


Para encerrar a programação do dia, o Sarau Tomar a Palavra ocupa a calçada da biblioteca. Guiado pela jornalista e escritora Layse Barnabé de Moraes, a atividade propõe um movimento duplo em relação à escrita das mulheres. Primeiro haverá a leitura de poemas de autoria feminina, seguido da leitura de poemas e outros textos escritos por todas elas. Na ocasião, escritoras da cidade e o público presente são convidados a tomar a palavra, dando forma a um sarau coletivo.


Imagem
Gaeco faz Operação Antártida contra agentes públicos que beneficiavam presos em Londrina
operação Antártida, com o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão e duas imposições de medidas cautelares diversas da prisão em investigação sobre o possível envolvimento de dois agentes públicos na concessão de benefícios indevidos a presos em cu


No sábado (15), a programação começa a partir das 10h, com a feira de livros, onde também ocorre o lançamento de autores locais. A partir das 14h, inicia a oficina Escrevinhaço, organizada pela Editora Outra, que convida o público para uma escrita coletiva, partilhada entre todos os presentes. A ideia é ocupar o espaço da Biblioteca com uma grande roda de escrita, conduzida com troca de ideias e proposição de exercícios, que podem, posteriormente, virar apresentação com o microfone aberto.

Publicidade


Após a programação conta com o bate-papo “Panoramas e visões de uma literatura londrinense”, com a escritora e editora Amanda Damasio, o escritor Danilo Brandão, as veteranas Edra Moraes e Karen Debértolis, a rapper Ligia Braga, o ator e dramaturgo Luan Valero, a jornalista e escritora Layse Barnabé e o rapper W MC. Sendo autores e autoras de distintas gerações da literatura local, apresentarão seus pontos de vista nos contextos dos livros, das batalhas, dos saraus, das linguagens transversais, considerando também as diferenças de gênero, raça e classe, para construir juntos um panorama coletivo sobre o cenário atual da literatura em Londrina.


O encerramento da festa será realizado pela poeta, rapper e slamer londrinense Cleópatra. Conhecida das batalhas de rima, apresenta seu trabalho feminino, poético e visceral, colocando a voz da rua em um show intenso e forte, recheado de RAP, boombap, samba, trap e drill, mas com a força da oralidade e a potência da poesia periférica, falada em todos os cantos do Brasil.

Publicidade


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Sexta-feira (14/06)

Publicidade


13h: Abertura da feira de livros

13h: Lançamento do livro “Era uma vez… Por que não duas ou três?”, de Railda Masson

13h30: Lançamento do livro “Nara, a capivara”, de Jairo Mendonça

14h: Visita guiada à Biblioteca Pública de Londrina

15h: Contação “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração”, com Palhaça Adelaide

16h: Lançamento dos livros “ABC da história: 26 quadrinhas para visitar memórias”, “Alfabeto de plantas: de alecrim a zedoária” e “Minha culpa?”, de Bruna Ester

16h30: Lançamento do livro “Quem vai ficar com Lucca”, de Renata Miranda de Araujo

17h: Bate-papo de abertura “Palavra e Poder”, com Lígia Braga (Cleópatra) e Robson Arantes

18h: Sarau Tomar a Palavra, com Layse Barnabé e convidadas

 

Sábado (15/06)


10h: Abertura da feira

10h: Lançamento do livro “Crônicas de uma jornada florestal”, de Joema Carvalho

10h30: Lançamento do livro “Strauss – ninguém é melhor do que ninguém”, de Artur Molina

10h30: Visita guiada pelo prédio da Biblioteca Pública

11h: Oficina Escrevinhaço, da Editora Outra

12h30: Lançamento do livro “Nós somos intermináveis como o mar”, de Vagner Xavier

13h: Lançamento do Franzine #3 “Sardinha”, de Franz Magpantay, editado por Lusto

13h30: Lançamento do livro “Limiar Escatológico”, de Jean Thalis

14h: Lançamento do livro “Insensível Acaso”, de de Wilson Moreira

14h30 Lançamento dos livros “Os passos vermelhos de John” e “O descobrimento do Brasil”, de Luigi Ricciardi

15h30: Bate-papo “Panoramas e visões de uma literatura londrinense”, com Amanda Damasio, Danilo Brandão, Edra Moraes, Karen Debértolis,  Ligia Braga, Luan Valero, Layse Barnabé  e W MC

17h: Show com Cleópatra (Lígia Braga)


Editoras Participantes da Feira 


A Página Livrarias; A. R. Publisher Editora; Atrito Arte Editora; Bruna Ester Gomes Yamashita; Danilo Neiva; Editora Expressão Popular; Editora Madrepérola; Editora Outra; Eduel – Editora da Universidade Estadual de Londrina; Engenho das Letras; Grafatório Edições; Guilherme E Silveira; Iperfileditora; Irmãs de Palavra; Isabela Cisne; Isabella Maria Píccolo Estevão; Jairo Mendonça Fernandes; Jean Thallis Rodrigues; Joema Carvalho; LAB. Migaloo; Lia Braz Escritora; Livraria Amo Livros; Livraria Sebo Sol Nascente; Loja Ciranda – Brinquedos e livros; Luigi Ricciardi; Maria Helena de Moura Arias; Rafaela Tiyemi Anegawa; Railda Masson; Renata Miranda de Araujo; Sarah Barbosa Soares; Sebo Versão Impressa; Tânia Regina; Vagner Xavier; Viviane Alves Moreira Torres.


Imagem
Aumento salarial da GM em Londrina deve ser analisado por comissões e votado nesta quinta
As comissões permanentes da CML (Câmara Municipal de Londrina) vão se manifestar nesta quinta-feira (13) sobre os PLs (Projetos de
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade