Morretes sedia, de 25 a 27 de agosto, a quarta edição da Flimo (Festa Literária de Morretes), que conta com programação gratuita voltada para todas as idades.
Com encontros, discussões e experiências culturais diversas, o evento tem a literatura como carro chefe, promovendo mesas literárias, além de contar com uma composição plural ao somar linguagens artísticas com apresentações musicais ao vivo e de teatro.
“Estamos muito felizes em retornar por mais uma edição à cidade de Morretes. A nossa programação tem atrações para todas as idades, com um segmento especial voltado ao público infantil, a Orelha. Há ainda apresentações musicais e mesas especiais com escritores de destaque nacional”, diz Ana Hupfer, diretora da Flimo.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Entre alguns dos destaques da programação, estão o escritor e roteirista Flávio de Souza, ganhador do Prêmio Jabuti de literatura infantil e criador e roteirista das séries Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua e Sai de Baixo; e a escritora pernambucana Micheliny Verunschk, vencedora dos prêmios Jabuti e Oceanos de 2022 pela obra “O Som do Rugido da Onça”; em debates que têm como tema norteador as relações da vida humana e da natureza com o tempo, bem como o seu tensionamento na sociedade líquida em que vivemos. As mesas literárias ocorrerão no sábado (26), no Instituto Mirtillo Trombini.
Programação musical, Orelha e biblioteca sobre duas rodas
Na programação musical, apresentações de grupo e artistas regionais ocuparão o Coreto da Praça Central de Morretes, no horário do almoço, como da cantora, compositora e instrumentista Patricia Mar; do grupo Gaiapiá; o Gralha Blues Trio e o Fuá da Serra.
Na nova edição da Orelha, segmento voltado à infância, dois dias de programação na Estação das Artes serão dedicados para toda a família, com oficinas, ateliê artístico, biblioteca livre, apresentações de teatro e música, contações de histórias e brincadeiras; além da apresentação do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias e o Baquetinhá, do grupo curitibano radicado em Morretes, Paquetá.
Por mais uma vez, a Bibiliobici passa pela cidade. A biblioteca sobre rodas, que visita as escolas da região com propostas de contação de histórias e mediação de leitura, é uma das ações educativas que ocorrem previamente ao evento, junto à rede municipal de ensino.
A programação completa da Flimo está disponível no site oficial do evento: https://www.flimo.com.br/.