Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segunda lua cheia do mês

Londrina terá observação da Super Lua Azul com o Gedal

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 ago 2023 às 10:57
- Robert Karkowski/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na noite desta quarta-feira (30), agosto terá a segunda lua cheia do mês. Quando isso ocorre, o fenômeno recebe o apelido de “Lua Azul”. Esta situação de duas luas cheias em um mesmo mês é relativamente rara. A última foi em outubro de 2020, e a próxima será em maio de 2026.


Essa “raridade” do fenômeno serviu de inspiração para uma expressão norte-americana, once in a Blue Moon, que se assemelha a expressões como “uma vez na vida e outra na morte”, que representa a ocorrência de algo raro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por sua vez, o termo Blue Moon, ou “Lua Azul”, tem uma origem duvidosa. Há quem defenda que seja uma referência ao aspecto de nosso satélite em 1883, quando o vulcão Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção, lançando grandes quantidades de partículas na atmosfera, que causaram a refração da luz da Lua, conferindo-lhe um aspecto azulado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estadia prolongada

Bruno Mars anuncia novas datas no Brasil após ter ingressos esgotados

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira

Londrina terá show beneficente em prol das vítimas das enchentes do RS

Imagem de destaque
Já eram

Ingressos para shows de Bruno Mars em SP esgotam no site, mas há nas bilheterias

Imagem de destaque
18 e 19 de maio

Veja a programação completa da Virada Cultural 2024


Note que nã foi dito que a lua ficará “azul”. Trata-se apenas de uma expressão norte-americana. A coloração dela será a mesma e, como sempre, bela e encantadora.

Publicidade


Outro fato interessante é que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito mas uma elipse, de modo que a distância entre a Terra e a Lua sofra uma variação, indo de aproximadamente 353.000 km quando ela está mais próxima da Terra, o que chamamos de “Perigeu”, a cerca de 405.000 km, quando se encontra na região mais distante de órbita, e que recebe o nome de “Apogeu”.


E quando a Lua Cheia coincide com o Apogeu, ou seja, a Lua está em sua posição mais próxima da Terra, criou-se um outro apelido: Super Lua! E também haverá esta “coincidência cósmica” nesta Lua Cheia!

Publicidade

Então, pode-se dizer nesta quarta será uma Super Lua Azul, ou seja, uma segunda Lua Cheia do mês durante o Perigeu.


Para acompanhar essa belíssima Lua Cheia de Perigeu, o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) irá se reunir na Praça Nishinomiya (em frente ao aeroporto de Londrina), das 19h às 22h, e disponibilizará vários telescópios para que você possa observar a Lua em toda a sua beleza! E ainda poderá tirar fotos incríveis da Lua com o celular através dos equipamentos do Gedal, tudo gratuitamente.

Publicidade


E lembre-se de marcar o Gedal nas postagens nas redes sociais com a #grupogedal.


Observação da Super Lua Azul

Publicidade

Local: Praça Nishinomiya

Horário: 19h - 22h.

Publicidade


Aproveite e chame seus amigos e familiares!


Em caso de mau tempo a observação poderá ser cancelada.


Imagem
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica:10 perfis para você conhecer
E, já que nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, a Agência Brasil fez uma lista com dez perfis de lésbicas nas redes sociais que se destacam.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade