Os artistas curitibanos Luciano Buchmann e Deborah Bruel, as paulistas Beatriz Rauscher e Carolina Lopes e a gaúcha Daniele Marx abrem mostras individuais amanhã, no Museu da Gravura, com seus trabalhos mais recentes.
Cada um dos gravadores tem um foco diferente para as suas obras e oferecem um panorama da produção recente. O artista plástico Luciano Buchmann intitula sua exposição de "Valores Vegetais", por pesquisar a natureza, a paisagem e o enfrentamento do homem com seus limites.
A pesquisa de Luciano usa papel de seda e carbono, em duas partes: "Dias" e "Noites", com desenhos sobre papel de seda branco e desenhos sobre papel negro. Buchmann fez pintura na Escola de Belas Artes do Paraná e estagiou no Centro da Escultura Moderna, na Alemanha.
Leia mais:
Oasis anuncia shows em São Paulo em novembro de 2025; veja como comprar ingressos
Oasis divulga anúncio de turnê no Brasil e deixa fãs eufóricos
Biblioteca Pública de Londrina terá concerto do Quinteto de Cordas nesta segunda
Casa da Vila terá tradicional “Forró do Aluguel” neste domingo
Da mesma forma, Deborah Bruel usa o carbono para refletir a forma que idealizou, copiá-la e reproduzir. Os desenhos-gravuras têm cerca de 10 x 15 centímetros, e abordam o tema "Qualquer semelhança é mera coincidência". Essa exposição é a primeira individual de Debora, também formada pela Embap.
Beatriz Rauscher, paulista residente em Porto Alegre, mostra imagens impressas em cortes de madeira que encontra pela cidade. Esses cortes são fotografados e posteriormente impressos digitalmente em vinil adesivo. O trabalho de pesquisa chama "Xilogravuras Digitais".
A arquitetura cotidiana é o foco do trabalho de Carolina Lopes. Janelas, varandas e escadas tornam-se módulos utilizados para explorar o espaço bidimensional. Carolina cursou Publicidade e Propaganda e fez curso de gravura com Evandro Carlos Jardim e Claúdio Mubarac, em São Paulo.
Finalmente, Daniele Marx apresenta uma série de imagens calcadas em vivências pessoais a partir de viagens e correspondências. Sob o título "In Tro", mostra desenhos da memória do inconsciente.
Serviço: Exposições de Luciano Buchmann ("Valores Vegetais"), de Deborah Bruel ("Qualquer semelhança é mera coincidência"), de Beatriz Rauscher ("Xilogravura Digitais"), de Carolina Lopes e de Daniele Marx ("In Trio"), de amanhã às 19 horas até o dia 12 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba - Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533).