03/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Conscerto do Desejo

Esgotados ingressos para abertura do FILO com Matheus Nachtergaele; resta uma sessão

O 48º Festival Internacional de Londrina – FILO começa nesta sexta-feira (26), trazendo para a cidade o ator Matheus Nachtergaele. Ele apresenta o "Processo de Conscerto do Desejo", no Teatro Marista, logo após a cerimônia oficial de abertura marcada para as 20h30. Durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (25), o artista destacou que o espetáculo é praticamente um encontro entre ele e sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que se suicidou quando ele era bebê.

No palco, o ator irá recitar os textos escritos por ela ao lado dos instrumentistas Luã Belik e Henrique Rohrmann. Em uma espécie de "concerto" musical, no qual as músicas escolhidas para compor o repertório são as preferidas de sua mãe. O ator também contou que dirigiu basicamente todo o espetáculo, escolhendo figurino, iluminação e os poemas.


Nachtergaele soube do suicídio da mãe somente aos 16 anos, quando o pai o levou em uma viagem para contar sobre a morte e entregar as anotações de Maria Cecília. "Não é uma carta de suicídio, é algo subjetivo", afirma o ator.

Celso Pacheco/Grupo Folha
Celso Pacheco/Grupo Folha


Para ele, o espetáculo é uma maneira de celebrar a memória de sua mãe e ajudar pessoas que passaram por uma situação semelhante. O tema suicídio é visto como tabu e esse foi um dos motivos para o espetáculo estar na programação do FILO 2016. "É um momento de reflexão sobre as coisas que acontecem na nossa sociedade. O Festival está querendo 'provocar' o público a questionar assuntos importantes", afirmou o diretor do evento, Luiz Bertipaglia.

Alguns ingressos da segunda apresentação de "Processo de Conscerto do Desejo", que será exibido no sábado (27), no Teatro Marista, ainda estão disponíveis na bilheteria do Royal Plaza Shopping e no site www.filo.art.br. O valor é de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
Jessica Santos - Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Recordes
BBB 20 gerou sete vezes mais interações em dois meses no Twitter que toda a edição de 2019
02/04/2020 15:10
Polêmica
Larissa Manoela e padre Fábio de Melo reagem a ato racista de empresário contra Maju Coutinho
02/04/2020 12:14
Polêmica
Sikêra Júnior diz que foi censurado pelo Facebook
02/04/2020 11:33
Do BBB pra vida
Prior aceita convite de Pyong para beber cerveja: 'Amigos aqui fora'
02/04/2020 10:50
Para a quarentena
HQ grátis de 'The Walking Dead' e Marvel são destaques desta quinta
02/04/2020 10:17
Veja mais e a capa do canal