Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Mundus Eurídice

Grupo de teatro de Londrina é selecionado para apresentação em Portugal

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 mai 2022 às 16:21
Continua depois da publicidade

As atrizes Bruna Cassemiro e Rafaela Martins foram selecionadas para apresentar a peça Mundus Eurídice em Coimbra, Portugal. O espetáculo foi lançando em 2021 com uma versão adaptada para o audiovisual por conta da pandemia de Covid-19. Agora as atrizes terão a oportunidade de apresentar ao vivo pela primeira vez dentro da programação do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis, em Coimbra, Portugal.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O espetáculo, que contou com patrocínio do Promic (Programa de Incentivo à Cultura), surge após uma pesquisa que teve início em 2017 e atravessa os interesses das atrizes de unirem as ciências e as artes. O projeto, a princípio, foi idealizado para ser apresentado no Planetário de Londrina, além de espaços teatrais clássicos. “Com a pandemia, tivemos a necessidade de adaptar a peça para o mundo online, mas agora finalmente poderemos apresentar o projeto em sua ideia inicial, no Planetário de Coimbra, em Portugal”, diz Martins que mora atualmente no país, onde conclui seus estudos.

Continua depois da publicidade


A peça apresenta três planos de reflexão e discussão: a ciência com a presença dos estudos de astronômas brasileiras (Duília de Mello, Lilia Irmeli e Rosaly Lopes) e com a apresentação de duas luas do sistema solar (Io de Júpiter e Miranda de Urano), a mitologia latina (romana) com o entrelaçamento da história de Orfeu e Eurídice e a fantasia cuja inspiração no escrito Ítalo Calvino. “Esses três planos nos deu o substrato para costurar os elementos que são fatos e dados científicos com a história ficcional que criamos”, afirma Martins. A ação central do projeto é a de apresentar esses estudos e instigar a reflexão em diversas áreas do conhecimento como a astronomia, a filosofia e a arte. “Acreditamos que ao apresentarmos esse tema ao público podemos contribuir para o enriquecimento de suas experiências com diversas áreas de conhecimento e estimular a curiosidade e a pesquisa”, continua a atriz.


Para além da estreia internacional, as atrizes farão temporadas de apresentações em Londrina. “Nosso sonho é realizar essa apresentação em muitos planetários e convidar as pessoas a interagirem nesses espaços que muitos não conhecem ou só visitaram com a escola quando crianças, queremos oferecer uma experiência nova e com certeza fazer isso também para o público da nossa casa, Londrina”, diz Martins. Cassemiro e Martins são fundadoras do grupo As Caetanas Cia. de Teatro, que atua na cidade desde 2021. Antes integrantes da Rubra Cia de Teatro, as atrizes trabalham juntas há quase dez anos. Cassemiro é formada em Artes Cênicas pela UEL e Martins tem formação pela FUNCART e pelo grupo Teatro de Garagem.


Como ajudar

Continua depois da publicidade


Para que Bruna Cassemiro possa viajar, As Caetanas iniciaram uma série de campanhas de arrecadação de dinheiro que cubra o custo das passagens aéreas. Uma das iniciativas é uma rifa feita pelas escolas Ashtanga Yoga de Dourados (onde Cassemiro trabalha como professoras de yoga) e Atman Ashtanga Yoga. 


A rifa sorteará um tapete de yoga no dia 16 de maio. Outra ação é a venda de livros que ocorrerá no Brechó Literário, na Feira Okupa do Barracão Tangará, dia 7 de maio, das 10h às 18h. Parte das vendas será revertida para a viagem. Por fim, é também possível contribuir com o grupo doando um pix de qualquer valor para a chave: [email protected]Para participar das iniciativas e saber mais informações é só acessar o Instagram da companhia de teatro @ascaetanas.


Confira a sinopse da peça teatral


Em um mundo pandêmico em que a distância representa a preservação da vida, queremos falar sobre conexão. Em um momento limite como o que vivemos, sugerimos a arte, a fantasia e a ciência como alternativas a serem consideradas. Duas cientistas mergulham em um nado pelo cosmos. Elas buscam, em sedimentos e minerais, rastros concretos de uma memória de amor. Ao investigarem a história de Orfeu e Eurídice, essas cientistas nadadoras acabam por perceber a materialidade das memórias e dos afetos. Descobrem também que as impressionantes luas Io de Júpiter e Miranda de Urano se comunicam em uma ligação que conecta tudo que existe no universo. O desejo de todo ser humano de não se sentir só, a busca por conexão e compreensão. A eterna busca dos cientistas, inquietos e curiosos a mover o mundo. A existencial busca do amante por compreender e se conectar com as memórias de sua amada. A beleza das conexões entre os corpos cósmicos que preenchem todo o universo e nos lembram de nossa pequenez e transitoriedade. São todos estes os temas que pretendemos apresentar ao público e instigar o cientista, o filósofo e o artista que existe em cada um de nós.


Ficha Técnica 


Atuação e Dramaturgia: Bruna Cassemiro e Rafaela Martins 

Direção de cena: Bruna Cassemiro e Rafaela Martins 

Direção fílmica e DP: Leon Gregório 

Criação e execução de sonoplastia: Emerson Francisco da Silva e Alexandre Ficagna  

Produção e Assistência de Direção: Douglas Mesquita 

Arte Visual: Ricardo Bagge 

Imagens (fotopoesia): Maria Clara Sanae 

Maquiagem: Juliana Kauam 

Costureira: Madalena Cassemiro 

Estúdio: Deley Jones 

Marcenaria: Arthur Grecco 

Guia: Bruno Viesba 

Assistência: Marco Silva, Márcia V. J. Martins de Souza, Amanda Almeida 

Apoio: Álvaro Canholi, Gustavo Garcia, Elaine Altini  

Apoio Usina Cultural: Eddie Mansan, Edward Fão, Thainara Pereira, Nathalia Diovanna 

Apoio Planetário de Londrina: Alessandra Ribeiro, Amélia Fioravante, Américo Tsuneo, Fujii, Sheila Santos 

 Apoio em Portugal: IA, Laboratório de Astrofísica e Ciências do Espaço, Observatório Geofísico e Astronômico da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Música "Círculos Ceifados", do compositor Rodolfo Caesar 

Patrocínio:  PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura): Secretária de Cultura da Prefeitura de Londrina

 

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTMaWnDj2tyDvn6KsEYsXmg

Instagram: https://www.instagram.com/ascaetanas/ Facebook: https://www.facebook.com/ascaetanasciadeteatro

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=d0Ox3nKYDG0

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade