O Botafogo empatou com o Ceará por 2 a 2, na noite desta quarta-feira, no Estádio Castelão, na abertura da 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca chegou a sair na frente no início do jogo, mas levou a virada ainda no primeiro tempo. Loco Abreu, que havia inaugurado o placar, garantiu o ponto na classificação ao marcar seu segundo gol depois do intervalo.
O empate deixou o Botafogo em situação complicada na parte superior da tabela. Com 56 pontos, a equipe de Joel Santana poderá cair da quarta para a sexta colocação se Atlético-PR e Grêmio vencerem seus jogos no final de semana. Os dois times somam 53 pontos e apresentam maior número de vitórias, primeiro critério de desempate.
O Botafogo também ficou mais distante dos líderes do campeonato. Está a cinco pontos do Fluminense, primeiro colocado. Corinthians e Cruzeiro, com 60 pontos cada, podem ampliar a vantagem no final de semana. Já o Ceará soma 45, em 12.º lugar, dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
O JOGO - Ceará e Botafogo fizeram uma partida movimentada e de boas chances de gol nesta quarta. O duelo começou de forma lenta e só ganhou ritmo depois do primeiro gol, de Loco Abreu. Ele abriu o placar ao desviar chute de Lúcio Flávio para as redes, aos 11 minutos.
A desvantagem no placar acordou o Ceará. Mostrando melhor futebol, o anfitrião cresceu no jogo e passou a pressionar o rival carioca, mais recuado. Magno Alves comandou o ataque cearense, levando perigo constante ao gol de Jefferson.
Aos 16 minutos, ele quase empatou o jogo. Na pequena área, completou cruzamento rasteiro, com perigo, mas o goleiro Jefferson fez grande defesa com a ponta dos dedos. Dois minutos depois, o atacante arriscou de longe e quase surpreendeu o goleiro botafoguense, que fez outra boa defesa.
Depois de duas tentativas sem sucesso, Magno Alves contou com uma bobeada da zaga do Botafogo para igualar o placar. Ele aproveitou erro de Mário Rosário, que tentou atrasar a bola para Leandro Guerreiro, e encheu o pé da entrada da área, aos 22.
Embalado e diante de um Botafogo cada vez mais acuado, o Ceará não demorou para chegar à virada. Aos 34 minutos, Marcelo Nicácio atuou como pivô na entrada da área e deu grande passe para Geraldo, que encheu o pé e acertou o ângulo esquerdo do gol botafoguense.
Abatido, o Botafogo só voltou a buscar o ataque nos minutos finais da primeira etapa. Aos 46, Túlio Souza quase marcou o segundo dos visitantes, ao bater rente à trave direita do goleiro Michel Alves, depois de invadir a área.
O ritmo foi mantido no segundo tempo. Jobson, em jogada individual, e Lúcio Flávio, de cabeça, levaram perigo ao gol cearense nos primeiros minutos. Loco Abreu, aos 11, não desperdiçou a oportunidade. Ele recebeu passe dentro da área e finalizou de canhota no canto direito de Michel Alves: 2 a 2.
O empate confirmou o bom momento do Botafogo no jogo e assustou o Ceará, que voltou a acelerar a partida e passou a atacar de forma desorganizada. Em uma das investidas, quase chegou ao terceiro gol após novo vacilo da zaga carioca. Fahel acertou a trave e deu um susto no goleiro Jefferson, depois de rápida jogada de Geraldo e Washington, aos 14.
Aos 35, foi a vez de Magno Alves acertar a trave. Após levantamento na área, ele escorou de cabeça, fora do alcance de Jefferson. A recuperação do Ceará deu novo equilíbrio ao jogo, mas não foi o suficiente para alterar o placar.
Sem jogo marcado para o final de semana, o Botafogo só voltará a campo no domingo, dia 21, para enfrentar o Internacional, no Engenhão. O Ceará jogará no sábado, contra o lanterna Prudente, no interior de São Paulo.