A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou para este domingo, no complemento da 12.ª rodada do Campeonato Brasileiro, nada menos que quatro clássicos estaduais. Todos têm sua particularidade como a luta pelas primeiras colocações ou a fuga da zona do rebaixamento. E além deste duelos locais, mais duas partidas chamam a atenção: Vitória x Atlético Mineiro e Cruzeiro x Corinthians.
O clássico de maior destaque deste domingo acontecerá às 16 horas, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Grêmio e Internacional se enfrentam num duelo que marca o centenário do tradicional confronto entre os maiores clubes do Rio Grande do Sul. Neste Brasileirão, vantagem colorada, que está na vice-liderança, com 23 pontos. Os tricolores começaram a rodada na oitava colocação, com 15.
Nos outros três clássicos estaduais, a predominância dos objetivos dos times é ficar bem longe da temida zona de rebaixamento. No Morumbi, São Paulo e Santos entram em campo fora da área perigosa, mas podem terminar o domingo dentro dela. Pelo menos o time santista tem o que comemorar: a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
A mesma situação de são-paulinos e santistas é vivida por Atlético Paranaense e Coritiba, que duelam na Arena da Baixada. Qualquer tropeço pode significar a entrada na zona do rebaixamento.
No Maracanã, o Botafogo teve uma semana livre para se preparar para o duelo contra o Flamengo, mas joga com a pressão de ter de ganhar para deixar as últimas colocações. O rival, apesar de estar na parte de cima da tabela de classificação, precisa se reabilitar de uma inesperada derrota no meio de semana.
Líder na Bahia - Fora os clássicos estaduais, os jogos envolvendo as equipes de Minas Gerais ganham destaque neste domingo. Em Salvador, o Atlético defende a liderança em uma partida que promete ser difícil contra o Vitória. Isso porque a equipe baiana é a única com 100% de aproveitamento, em cinco jogos, quando atua em casa.
No Mineirão, o Cruzeiro tenta superar o trauma da perda do título da Copa Libertadores para o Estudiantes. Só que o rival não poderia ser mais complicado. É o Corinthians de Ronaldo, que pela primeira vez jogará contra sua ex-equipe e no estádio onde começou a brilhar no futebol em 1993 e 1994.
Para completar a rodada, mais duas partidas serão realizadas às 18h30. Na Grande São Paulo, o Barueri quer manter sua surpreendente campanha com uma vitória sobre o lanterna Náutico. E, no Recife, o Sport tenta a reabilitação contra o Avaí.
Confira os jogos de domingo pela 12.ª rodada do Brasileirão:
16 horas
Vitória x Atlético-MG - Barradão
Cruzeiro x Corinthians - Mineirão
São Paulo x Santos - Morumbi
Atlético-PR x Coritiba - Arena da Baixada
Grêmio x Internacional - Olímpico
18h30
Flamengo x Botafogo - Maracanã
Barueri x Náutico - Arena Barueri
Sport x Avaí - Ilha do Retiro