O Santos venceu o Coritiba por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Estádio Couto Pereira, e contabilizou o seu segundo triunfo seguido neste Campeonato Brasileiro. O resultado fez o alvinegro paulista chegar aos 33 pontos, na décima posição, mas o time ainda pode ser ultrapassado pela Ponte Preta no complemento da rodada. Já o alviverde paranaense estacionou nos 28 pontos, agora em 15.º lugar, e segue sob séria ameaça do rebaixamento.
As duas equipes não passam pelo melhor dos momentos no Campeonato Brasileiro, mas ostentam marcas significativas em 2012: são os dois times da Série A que marcaram mais gols em toda a temporada. Enquanto o Coritiba soma 114, o Santos foi às redes 111 vezes.
Depois de o técnico Marquinhos Santos assumir o alviverde paranaense, a equipe conseguiu duas vitórias seguidas. O objetivo deste domingo era justamente aproveitar o jogo em casa para manter o embalo no campeonato e fugir da zona de rebaixamento. O time entrou em campo com seis desfalques: os zagueiros Emerson, Pereira, Bonfim e Cleiton, o meia Rafinha e o atacante Roberto, todos no departamento médico. Apesar disso, a equipe se saiu bem diante do Santos, que contou com sua maior estrela: Neymar.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Também desfalcado, o time paulista vinha de vitória (sobre o Flamengo, em casa, por 2 a 0), e, assim como o Coritiba, deu mais um passo para escapar da zona de perigo. Na lista de baixas deste domingo estavam Felipe Anderson e Durval, suspensos; e Léo, Adriano, Edu Dracena, Fucile, Henrique, Miralles, Paulo Henrique Soares, Alison, Rafael Galhardo e Paulo Henrique Ganso, machucados. O último ainda pode ser anunciado como reforço do São Paulo durante esta semana.
O JOGO - O primeiro tempo começou acirrado, com atitude ofensiva das duas equipes - que buscavam abrir o placar o mais rápido possível. Quem levou a melhor foi o Coritiba, que aos 9 minutos conseguiu marcar com Deivid, de cabeça. O lateral-direito Ayrton cobrou bem e a bola passou por toda a defesa do Santos, sobrando para o camisa 9 concluir.
A equipe da Baixada Santista bem que tentou reagir, e Neymar até chegou algumas vezes na pequena área, mas os donos da casa estavam marcando forte e deixando claro que estavam no comando da partida. Aos 16, o meia Lincoln, completamente livre, arriscou de longe, mas Rafael saltou e espalmou para escanteio. Ele, aliás, foi o destaque da primeira etapa, fazendo belas defesas e salvando a equipe alvinegra de levar mais gols.
O Santos só acordou a partir dos 32 minutos, após outro susto com Lincoln, e começou a ir mais para cima, totalizando dois lances perigosos nos últimos 10 minutos. Aos 35, Pato Rodríguez recebeu na entrada da área e bateu com efeito, mas o goleiro Vanderlei deu um tapa e mandou a bola para escanteio. Aos 40, Gerson Magrão cobrou, Neymar subiu mais alto e cabeceou, mas o goleiro alviverde apareceu de novo, espalmando para escanteio. Foi a melhor chance dos visitantes na primeira metade da partida.
No segundo tempo é que o jogo se definiu. O início ainda foi comandado pelo Coritiba, que teve duas excelentes chances de gol: aos 2 minutos, com Robinho, e aos 6, com Deivid, que perdeu a oportunidade na cara do gol. Os lances desperdiçados pareceram ter animado os santistas, que, finalmente, tomaram a postura ofensiva do jogo.
Neymar apareceu aos 25 minutos e marcou em bela jogada, passando por Everton Ribeiro, Gil, Ayrton, Demerson e Vanderlei e tocando para o gol. A festa santista no Couto Pereira inspirou os paulistas, em especial o craque, que levou até amarelo por exagerar na comemoração. Mas o cartão não intimidou o artilheiro do Santos, que apareceu de novo aos 37 minutos e marcou bonito no rebote do goleiro após chute de Pato Rodriguez para dar a vitória aos alvinegros.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 x 2 SANTOS
CORITIBA - Vanderlei; Ayrton, Demerson, Escudero e Eltinho; Willian Farias, Gil, Robinho (Everton Costa), Lincoln (Raúl Ruidíaz) e Éverton Ribeiro (Marcel); Deivid. Técnico: Marquinhos Santos.
SANTOS - Rafael; Bruno Peres (Douglas), Bruno Rodrigo, David Braz e Juan; Ewerton Páscoa (Bernardo), Arouca, Gerson Magrão e Pato Rodríguez; Neymar e André (Bill). Técnico: Muricy Ramalho.
GOLS - Deivid, aos 9 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 25 e aos 37 minutos do segundo.
ÁRBITRO - Ronan Marques da Rosa (SC).
CARTÕES AMARELOS - Escudero (Coritiba); Douglas, Neymar e Gerson Magrão (Santos).
RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).