Sem cinco campeões da Copa Libertadores, o técnico Muricy Ramalho fará mudanças no Santos para o jogo desta quarta-feira, contra o Figueirense, em Florianópolis, pelo Brasileirão. Desfalcado de Neymar, Ganso, Elano e Léo, e sem poder contar com Zé Eduardo, que foi para o Genoa, da Itália, o time deve atuar mais defensivamente e usar o artilheiro Borges como referência no ataque.
"O nosso objetivo agora é ganhar o Campeonato Brasileiro", avisou Muricy Ramalho, após o treino desta terça-feira. "Conseguimos um título importante para todos nós, a Libertadores, mas já passou. Conversei com os jogadores sobre isso e continua a cobrança". Ele pede atenção com o Figueirense, que vem de derrota, mas realiza boa campanha. "Em casa, é sempre aguerrido e vai para cima do adversário. Temos que abrir o olho".
Muricy fará mudanças nas duas laterais, com as entradas de Pará e Alex Sandro - Jonathan e Léo se recuperam de lesões. Mas contará com a zaga titular (Edu Dracena e Durval). No meio-campo, serão três volantes: Adriano, que só marca, e Arouca e Danilo, que ajudam na proteção da entrada da área e também saem para o jogo. Borges formará o ataque ao lado de Rychely.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Com dois jogos atrasados, o Santos está em 16º. lugar na tabela, somando cinco dos 12 pontos que disputou. Apesar da má posição da equipe na classificação, Muricy está tranquilo porque a diretoria já conseguiu adiar também o jogo contra o Fluminense do dia 7 de julho para 24 de agosto.
Agora os dirigentes esperam que a CBF concorde em mudar as datas de mais três partidas: Palmeiras (10/7, no Pacaembu), Atlético-MG (16/7, no Pacaembu) e Grêmio (24/7, no Olímpico, em Porto Alegre). O pedido é fundamentado pela convocação de Neymar, Ganso e Elano, para a seleção principal, Danilo, Alex Sandro e Felipe Anderson para a Sub-20. Se for atendido, o Santos ficará sem jogar durante 25 dias.
"A CBF está tendo boa vontade com o Santos e nos ajudando. Temos vários jogadores servindo a seleção e isso é bom senso. A diretoria vem trabalhando bem e espero que consiga adiar mais jogos", elogiou Muricy. Pelas suas contas, com a apresentação, segunda-feira, dos convocados para a seleção sub-20, vai faltar jogadores até para formar o banco de reservas.