Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Nesta quarta

Copa do Brasil começa com a realização de 19 partidas

Agência Estado
07 mar 2012 às 08:27

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Com o sonho de ser campeão e chegar à Copa Libertadores da América, começa nesta quarta-feira a 24.ª edição da Copa do Brasil. Os 64 participantes dão a largada na disputa pelo que chamam de "caminho mais fácil" para conquistar vaga na Libertadores. São Paulo, Palmeiras, Botafogo e Grêmio tentam o título, principalmente pelo fato de que seus maiores rivais estão na disputa da competição continental e, por isso, não fazem parte da Copa do Brasil. A eles se juntam Atlético Mineiro e Cruzeiro, sendo este último o maior campeão do torneio, com quatro taças, assim como o Grêmio.

O São Paulo, por exemplo, é um dos participantes que busca o título inédito. A sua melhor campanha foi a segunda colocação em 2000, ao perder a final para o Cruzeiro. Agora, o time de Emerson Leão estreia às 22 horas contra o Independente, atual campeão paraense, no estádio Mangueirão, em Belém. A vitória por dois ou mais gols de diferença elimina o jogo de volta. Caso avance, o São Paulo encara na segunda fase o classificado do jogo entre Aquidauanense-MS e Bahia, de Feira de Santana, atual campeão baiano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro paulista que estreia é o Guarani, que joga diante do Brasiliense, às 20h30, no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF). O time comandado por Osvaldo Alvarez, o Vadão, vem de três derrotas consecutivas no Campeonato Paulista, mas nem por isso vai aproveitar a Copa do Brasil para tentar se reabilitar. Tanto é verdade que o time viajou somente com os reservas. O classificado deste embate vai enfrentar na sequência do torneio quem avançar do confronto entre Botafogo e Treze-PB.

Leia mais:

Imagem de destaque
Seleção brasileira

'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão

Imagem de destaque
Londrina e Maringá pelo PR

Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Assim como Mavie

Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda


Mais 17 jogos agitam a primeira rodada, com destaques para as estreias de Cruzeiro e Grêmio. O time mineiro terá pela frente o Rio Branco, às 22 horas (de Brasília), na Arena da Floresta, na capital do Acre. O Rio Branco chega com status de atual campeão acreano e quer surpreender. Quem se classificar pega na fase seguinte Chapecoense-SC ou São Mateus-ES.

Publicidade


Já o Grêmio, também a partir das 22 horas, pega o River Plate-SE, no estádio Lourival Batista, em Aracaju. O objetivo é descartar o jogo de volta. Caso isso aconteça, o Grêmio terá pela frente na segunda fase Ipatinga-MG ou Real Noroeste-ES.


A rodada ainda conta com mais três jogos na quinta e mais dez jogos na próxima semana. Os destaques ficam por conta da estreia de outros três favoritos: Palmeiras, Atlético Mineiro e Botafogo. O time paulista joga diante do Coruripe, em Maceió. Já os mineiros terão como adversário o CENE-MS, em Dourados. Por fim, o Botafogo encara o Treze-PB, em João Pessoa.

Publicidade


REGULAMENTO - Disputada por 64 times, o regulamento da Copa do Brasil consiste que o sistema de disputa é o mata-mata. O campeão desde 1989 tem vaga garantida na Libertadores do ano seguinte. Nas duas primeiras fases, caso o time visitante vença por diferença maior ou igual a dois gols no jogo de ida elimina automaticamente a partida de volta. Caso isso ocorra, o visitante tem o direito a 60% da renda do jogo de ida, restando ao mandante os outros 40%.


Desde de 2001, os times que participam da Libertadores da América não disputam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido ao conflito de datas com a competição continental. Assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputa a próxima edição, uma vez que é classificado para disputar a Libertadores do próximo ano.

A partir de 2013, a Copa do Brasil passará a ser disputada por 86 times, entre os meses de março e novembro. No novo formato, 80 clubes disputarão um mata-mata até restarem 10 clubes, que se juntarão nas oitavas de final aos cinco clubes que tiverem disputado a Libertadores e ao melhor colocado do ranking da CBF, que pode ser substituído por um sexto clube que tiver participado da competição continental como campeão do ano anterior.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade