Com o sonho de ser campeão e chegar à Copa Libertadores da América, começa nesta quarta-feira a 24.ª edição da Copa do Brasil. Os 64 participantes dão a largada na disputa pelo que chamam de "caminho mais fácil" para conquistar vaga na Libertadores. São Paulo, Palmeiras, Botafogo e Grêmio tentam o título, principalmente pelo fato de que seus maiores rivais estão na disputa da competição continental e, por isso, não fazem parte da Copa do Brasil. A eles se juntam Atlético Mineiro e Cruzeiro, sendo este último o maior campeão do torneio, com quatro taças, assim como o Grêmio.
O São Paulo, por exemplo, é um dos participantes que busca o título inédito. A sua melhor campanha foi a segunda colocação em 2000, ao perder a final para o Cruzeiro. Agora, o time de Emerson Leão estreia às 22 horas contra o Independente, atual campeão paraense, no estádio Mangueirão, em Belém. A vitória por dois ou mais gols de diferença elimina o jogo de volta. Caso avance, o São Paulo encara na segunda fase o classificado do jogo entre Aquidauanense-MS e Bahia, de Feira de Santana, atual campeão baiano.
Outro paulista que estreia é o Guarani, que joga diante do Brasiliense, às 20h30, no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF). O time comandado por Osvaldo Alvarez, o Vadão, vem de três derrotas consecutivas no Campeonato Paulista, mas nem por isso vai aproveitar a Copa do Brasil para tentar se reabilitar. Tanto é verdade que o time viajou somente com os reservas. O classificado deste embate vai enfrentar na sequência do torneio quem avançar do confronto entre Botafogo e Treze-PB.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
Mais 17 jogos agitam a primeira rodada, com destaques para as estreias de Cruzeiro e Grêmio. O time mineiro terá pela frente o Rio Branco, às 22 horas (de Brasília), na Arena da Floresta, na capital do Acre. O Rio Branco chega com status de atual campeão acreano e quer surpreender. Quem se classificar pega na fase seguinte Chapecoense-SC ou São Mateus-ES.
Já o Grêmio, também a partir das 22 horas, pega o River Plate-SE, no estádio Lourival Batista, em Aracaju. O objetivo é descartar o jogo de volta. Caso isso aconteça, o Grêmio terá pela frente na segunda fase Ipatinga-MG ou Real Noroeste-ES.
A rodada ainda conta com mais três jogos na quinta e mais dez jogos na próxima semana. Os destaques ficam por conta da estreia de outros três favoritos: Palmeiras, Atlético Mineiro e Botafogo. O time paulista joga diante do Coruripe, em Maceió. Já os mineiros terão como adversário o CENE-MS, em Dourados. Por fim, o Botafogo encara o Treze-PB, em João Pessoa.
REGULAMENTO - Disputada por 64 times, o regulamento da Copa do Brasil consiste que o sistema de disputa é o mata-mata. O campeão desde 1989 tem vaga garantida na Libertadores do ano seguinte. Nas duas primeiras fases, caso o time visitante vença por diferença maior ou igual a dois gols no jogo de ida elimina automaticamente a partida de volta. Caso isso ocorra, o visitante tem o direito a 60% da renda do jogo de ida, restando ao mandante os outros 40%.
Desde de 2001, os times que participam da Libertadores da América não disputam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido ao conflito de datas com a competição continental. Assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputa a próxima edição, uma vez que é classificado para disputar a Libertadores do próximo ano.
A partir de 2013, a Copa do Brasil passará a ser disputada por 86 times, entre os meses de março e novembro. No novo formato, 80 clubes disputarão um mata-mata até restarem 10 clubes, que se juntarão nas oitavas de final aos cinco clubes que tiverem disputado a Libertadores e ao melhor colocado do ranking da CBF, que pode ser substituído por um sexto clube que tiver participado da competição continental como campeão do ano anterior.