A Fifa vai corrigir nesta segunda-feira, em sua festa anual de gala, em Zurique, uma injustiça histórica e dar a Pelé uma Bola de Ouro, o único título individual que o ex-jogador jamais ganhou em sua carreira. O ex-número 10 foi o único jogador a vencer três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) e a marcar mais de mil gols (1.281).
"Ganhei três Copas. Mas na época não existia a Bola de Ouro", disse o brasileiro de 73 anos e com dificuldades para andar. "Por isso, agora a Fifa decidiu que me dará esse prêmio", afirmou. O troféu até existia em seus anos. Mas era dado pela revista France Football apenas para jogadores que atuavam na Europa. Como Pelé jamais saiu do Brasil, nunca foi considerado para o prêmio.
A informação estava sendo mantida em sigilo pela Fifa. Mas Pelé acabou deixando escapar em conversa com jornalistas brasileiros. Se não fosse pelo prêmio a Pelé, o Brasil não passaria de um coadjuvante na festa da Fifa, mesmo tendo vencido a Copa das Confederações.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Neymar não conseguiu entrar para a lista dos três finalistas e apenas disputa o prêmio de gol mais bonito do ano e um lugar na seleção do ano. Marta está entre as finalistas no futebol feminino. Mas dificilmente vencerá. O técnico Luis Felipe Scolari também não obteve votos suficientes para entrar na lista dos finalistas do ano.
MUSA - Além de Pelé, quem promete brilhar é Fernanda Lima, que apresenta o evento desta segunda-feira. Desta vez, ela admite que poderá optar por um vestido "mais coberto" para a festa. Motivo: não quer causar a polêmica que abriu em países do Oriente Médio no sorteio da Copa do Mundo, em dezembro passado, na Costa do Sauipe (BA). Na ocasião, a televisão iraniana foi obrigada a suspender a transmissão por conta do decote do vestido da apresentadora.
Neste domingo, Fernanda Lima já parou o trânsito em Zurique em uma sessão de fotos com um vestido do estilista brasileiro Salvatore Laureano. "O vestido verde está um pouco mais apertado e o outro é mais coberto. De repente é até melhor depois do que aconteceu no sorteio", disse. "Não quero causar problemas", completou a apresentadora.