A Federação Paranaense de Futebol (FPF) deve anunciar nesta quarta-feira, em uma reunião na sede da entidade, mudanças na Série Ouro (primeira divisão) do Campeonato Paranaense de 2002. O presidente Onaireves Rolim de Moura pode oficialmente anunciar que Atlético, Coritiba e Paraná Clube disputam apenas a última fase do Estadual e que os clubes da 1ª Divisão vão ganhar incentivos para contornar as ausências dos principais clubes do Estado na competição.
Após o anúncio, Moura vai ter que conversar com a patrocinadora do campeonato estadual, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que tem contrato até 2004. Se a FPF oficializar a mudança, os patrocinadores devem se reunir para tomar uma posição oficial se continuam ou não com o patrocínio, já que deve ocorrer quebra de contrato. Existe até mesmo a possibilidade da TV se recusar a mostrar a competição sem os três grandes da capital.
David Reginaldo Netto, da RPC, disse que a emissora ainda não está pensando no campeonato do próximo ano. "Estamos fazendo o balanço do torneio deste ano. Definições vão acontecer apenas quando a FPF nos procurar". Netto explicou que caso a RPC continue patrocinando o paranaense, a parte financeira deve ser recalculada.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
O presidente do Coritiba, Francisco Araújo, explicou que o Clube dos 13 está por trás da organização da Copa Sul-Minas, o que torna esse torneio mais vantajoso para as equipes. "A principal vantagem da Sul-Minas é o financeiro. Além da cota da televisão vamos poder negociar placas e ficar com as rendas. No Paranaense não temos direitos às placas e uma parte da renda fica com o patrocinador".
Existes muitos estudos para compensar a saída do trio de ferro: os clubes que disputarem o estadual podem receber verba de auxílio do Clube dos 13 igual ou superior do Estadual deste ano, além do clube campeão estadual da primeira divisão disputar a Copa do Brasil e participar de um torneio classificatório para entrar na Sul-Minas. Nos moldes atuais somente Atlético, Coritiba e Paraná são convidados do torneio regional.